A Volvo Trucks está a testar um protótipo de um camião a pilha de combustível que poderá percorrer até 1000 quilómetros entre abastecimentos de hidrogénio.
No âmbito da estratégia de descarbonização do transporte rodoviário, a Volvo Trucks está a desenvolver uma gama de baixas emissões, que, além de camiões a biogás ou elétricos, também vai incluir propostas a célula de de combustível alimentadas por hidrogénio.
Os primeiros protótipos já estão a ser ensaiados no circuito de testes da marca sueca. Graças às células de combustível alimentadas por hidrogénio, o camião produz a sua própria energia e emite apenas vapor de água para a atmosfera.
"Temos vindo a desenvolver esta tecnologia há alguns anos e sentimo-nos muito satisfeitos por ver os primeiros camiões a circular com sucesso na pista de ensaios", afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
"A combinação da energia elétrica proveniente de baterias ou de células de combustível permitirá aos nossos clientes a eliminação total das emissões de CO2 dos gases de escape nos seus camiões, sejam quais forem as tarefas de transporte", sublinha o responsável máximo do construtor de Gotemburgo.
Autonomia até 1000 km
Os camiões a pilha de combustível têm uma autonomia equivalente a muitos camiões diesel - até 1000 km - e o abastecimento demora menos de 15 minutos. O peso bruto combinado pode ser de 65 toneladas ou mesmo superior, e as duas células de combustível têm a capacidade de produzir 300 kW de eletricidade a bordo.
Os testes em clientes deverão ter início nos próximos anos e a comercialização está prevista para o final desta década.
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"Os camiões elétricos com pilha de combustível alimentada por hidrogénio são adequados para o transporte de longo curso e para aplicações mais exigentes em termos de energia. Poderão ser igualmente uma opção em países onde as possibilidades de carregamento são limitadas", refere Roger Alm.
As células de combustível para os camiões alimentados a hidrogénio serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.
Hidrogénio verde
A tecnologia das células de combustível está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, sendo vários os benefícios, mas também os desafios. Um deles é o abastecimento em larga escala de hidrogénio verde. Outro diz respeito ao facto de a infraestrutura de reabastecimento para veículos pesados está ainda por desenvolver.
"Esperamos que o abastecimento de hidrogénio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, estamos ansiosos por descarbonizar os transportes, e já estamos atrasados", esclarece o CEO da Volvo Trucks.
"Assim, a minha mensagem clara a todas as empresas transportadoras é que iniciem a viagem já hoje com veículos elétricos a bateria, com veículos a biogás e com as outras opções disponíveis. Dentro de alguns anos, os camiões com células de combustível constituirão um complemento importante ao nível dos transportes mais pesados e para distâncias mais longas", acrescenta Roger Alm.