Numa altura em que a Mercedes-Benz aposta forte na afirmação do seu modelo 100% elétrico de entrada, EQA, a sueca Volvo prepara já a resposta. Mais concretamente, através do lançamento de um novo e mais pequeno SUV elétrico de entrada de gama, e que chegará acompanhado de uma segunda proposta. Embora e neste caso, com emblema Polestar.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, estes dois novos modelos, desempenharão, inclusivamente, um papel crucial, no atingir da meta já definida pela Volvo Cars e que passa por chegar a 2025 com os EV a representarem 50% das vendas mundiais do construtor.
De resto e ainda no que diz respeito ao futuro modelo de entrada da Volvo, com o qual a marca sueca pretende fazer frente a propostas como o Mercedes-Benz EQA ou o DS 3 Crossback E-Tense, tornar-se-á uma prioridade a partir do momento que o fabricante já tiver lançado no mercado o sucessor do atual XC90. Sendo que, a exemplo deste, será uma proposta do tipo crossover e com uma silhueta aerodinâmica como forma de maximizar a eficiência.
Volvo com a mesma arquitectura do chinês Zeekr 001
O modelo será, ainda, o primeiro Volvo a utilizar como base a nova plataforma de acesso livre da Geely, Sustainable Experience Architecture, ou SEA, e que o fabricante chinês já estreou, de resto, na shooting brake 001. Veículo Comercializado com o logótipo da novíssima marca premium chinesa Zeekr.
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Sobre este Zeekr 001, é possível avançar que se trata de um EV que a marca chinesa pretende comercializar mundialmente, propondo-o com uma de duas baterias - com 86 kWh, ou com 100 kWh. Sendo que, com aquela que é a bateria maior, a promessa de autonomia máxima anunciada de 702 quilómetros, valor superior ao anunciado por qualquer um dos atuais EV da Volvo.
Ainda de acordo com as informações já divulgadas pela Zeekr, a shooting brake admite potências de carregamento até 360 kWh, o que faz com que, apenas cinco minutos ligada à tomada, garanta energia para mais 121 quilómetros.
Ainda assim e no caso específico do sistema de propulsão elétrico maior, com dois motores elétricos e uma potência máxima combinada de 534 cv, só deverá estar disponível nas versões de posicionamento e aspirações mais desportivas.
Finalmente e ainda entre as mais-valias desta nova arquitectura, surge uma suspensão com ajuste automático na distância ao solo, sistema de reconhecimento facial e capacidade de atualizações Over-The-Air.
Polestar para posicionar entre o 2 e o 3
Quanto ao segundo modelo, que chegará ao mercado em 2023, com o logótipo da Polestar, deverá posicionar-se, em termos de dimensões, entre o Polestar 2 e o Polestar 3, embora com dimensões muito semelhantes às do modelo principal. Ainda que e ao contrário deste último, posicionando-se como uma proposta para as massas.
Aliás e sobre este novo carro, o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, revelou já que apresentará uma distância ao solo mais baixa que a do Polestar 3, assim como uma linha de tejadilho mais curvada. Mas que não "comprometerá muito" o espaço interior.
Finalmente e tomando em consideração, quer as dimensões, quer o posicionamento já anunciado pela Polestar para este novo modelo, tudo aponta para que a proposta apresente muitas semelhanças com o novo Volvo C40 Recharge. A começar, na partilha da plataforma CMA, já utilizada não apenas pelo C40, como também pelo Polestar 2.
A par desta particularidade, a oferta de versões, tanto com tracção apenas dianteira, como integral, além de baterias com capacidades que poderão ir dos 64 kWh, até aos 78 kWh.