A Volvo Cars vai reduzir a oferta de sedans e station-wagons para aumentar o portefólio de SUV elétricos, respondendo, assim, à procura dos consumidores. A marca sueca admite, contudo, vir a construir um novo modelo sedan, mas elétrico.
Para responder ao aumento da procura dos consumidores por viaturas do tipo SUV, que já representam 75% das vendas da Volvo Cars, a marca sueca admite reduzir a oferta de modelos baseados em carroçarias do tipo sedan e station-wagon.
Em declarações aos nossos colegas da Autocar, o Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, adiantou que haverá uma expansão da oferta de viaturas do tipo crossover à custa dos sedans e station-wagons.
Hakan Samuelsson considera que a Volvo tem demasiados sedans e station-wagons, especialmente modelos com tecto mais longo como o V60 e V90, que também têm derivativos Cross Country.
O CEO da Volvo Cars adiantou que a marca tem comercializa "muitos sedans grandes e pequenos, longos e extra-longos" e alguns deles terão de desaparecer. O responsável garante que continuarão a ser propostos veículos das tipologias sedans e station-wagons, mas "provavelmente não serão tantos".
Mais elétricos
A estratégia da Volvo Cars passa pela disponibilização de SUV elétricos para complementar a oferta do XC40 Recharge e C40 Recharge. A próxima geração do XC90 terá uma versão elétrica, enquanto um XC20 / C20 mais compacto também já foi confirmado oficialmente.
Hakan Samuelsson também referiu que a Volvo poderá construir um novo modelo com carroçaria tradicional, "prático e mais baixo", com linha motriz elétrica e menor resistência aerodinâmica, mas um station-wagon está fora da equação.
Além disso, os consumidores também terão menos opções disponíveis quando pretenderem adquirir um modelo S ou V.
Independentemente da carroçaria, a maioria dos novos lançamentos será de modelos elétricos. A Volvo Cars prometeu abandonar o motor de combustão interna até ao final da década.
Entretanto, o C40 Recharge terá a companhia de mais cinco modelos elétricos até 2025, altura em que a marca espera ter uma divisão de vendas entre veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in.