Sabe quem faz anos hoje? O primeiro seis cilindros em linha da Volvo

Apresentado ao público no dia 23 de Abril de 1929, o primeiro modelo seis cilindros em linha da Volvo, comemora hoje 91 anos de idade, e chamava-se PV651.

Apresentado ao público no dia 23 de Abril de 1929, o primeiro modelo seis cilindros em linha da Volvo, comemora hoje 91 anos de idade! Chamava-se Volvo PV651 e merece, sem dúvida, ser celebrado.

Estreado com modelo PV651, o primeiro seis cilindros da Volvo, baptizado DB, ostentava uma capacidade de pouco mais de 3,0 litros, a par de uma potência que não ultrapassava os modestos 55 cv.

LEIA TAMBÉM
Elétrico da Volvo apresentado como um dos mais seguros da marca

De resto, o PV651, foi também o modelo que estreou a designação PV - sinónimo de "Passenger Car" - na marca sueca, devido também ao facto de ser um automóvel sólido e flexível. Características que, recorda a Volvo, caracterizam o motor de seis cilindros em linha, como design técnico.

Ainda sobre o automóvel, este foi, tal como o seu sucessor, o PV652, o modelo mais comprido e largo que a Volvo havia apresentado, até ao momento. Sendo que, também por questões de segurança, o PV651 ostentava travões nas quatro rodas, operados de forma mecânica. Algo que, no entanto, sofreu alterações no sucessor, o qual já contava com sistema hidráulico.

Considerado, à época, um automóvel confortável, silencioso e robusto, o Volvo PV654 e o seu motor de seis cilindros em linhas estiveram na base, inclusivamente, de algumas carroçarias especiais
Considerado, à época, um automóvel confortável, silencioso e robusto, o Volvo PV654 e o seu motor de seis cilindros em linhas estiveram na base, inclusivamente, de algumas carroçarias especiais

A desmultplicação

Entretanto, em 1933, a Volvo apresentou dois novos modelos desta série, o PV653, modelo standard, e o PV654, a variante de luxo. Automóveis que, segundo os parâmetros da altura, eram vistos como propostas confortáveis, silenciosas e robustas, destinadas a uma utilização diária. Sendo que, fruto também destes atributos, o mesmo chassis daria origem a uma variante concebida para acoplar carroçarias especiais, a que foi dada a designação PV655.

Quanto às diferenças entre o 653 e o 654, o facto deste último, apresentar um interior mais elegante, duas rodas suplentes, além de estar disponível em várias cores.

O Volvo PV655 era um 654 mais luxuoso e que estava, inclusivamente, disponível em várias cores
O Volvo PV655 era um 654 mais luxuoso e que estava, inclusivamente, disponível em várias cores

A despedida

Esta série de modelos terminaria em 1935, com a apresentação dos PV658 e 659. Modelos com uma aparência já bastante distinta da dos modelos iniciais, com o radiador a surgir ligeiramente inclinado para trás, e com à grade à sua frente.

Também as rodas tinham uma aparência nova, ao passo que, o outrora estreante motor de seis cilindros em linha, passava a apresentar uma versão mais poderosa, de 3,67 litros e potências que variaram entre os 80 e 84 cv.

O Volvo PV659 representou o fim da série, já com poucas semelhanças no design, relativamente ao modelo original
O Volvo PV659 representou o fim da série, já com poucas semelhanças no design, relativamente ao modelo original

Mais de 3.500 unidades produzidas

Chegada ao final da sua existência, esta série de modelos tinha dado ao mundo, um total de 3.577 unidades.