Na Volvo Cars desde 2018, Susanne Hägglund é a nova managing director em Portugal. A responsável, que se diz impressionada com a equipa portuguesa, assume, para este seu novo desafio, o objectivo de disponibilizar veículos 100% elétricos, sem constrangimentos, aos portugueses.
Após o anúncio feito ainda em 2021, Susanne Hägglund assume agora as funções de managing director da Volvo Car Portugal. Na Volvo Cars desde 2018, Susanne vem substituir Edson Ishikawa, responsável pelo mercado nacional nos últimos sete anos.
Afirmando-se entusiasmada por estar em Portugal, a nova managing director da marca sueca para o mercado nacional afirma, no arranque deste desafio, "dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui" e conduzir uma transformação que julga necessária, uma vez que "a electrificação requer transformações em todo o ecossistema".
As afirmações de Hägglund surgem, de resto, na sequência da assinatura, por parte da Volvo Cars, da Declaração para as Zero Emissões de automóveis, no âmbito da Cimeira do Clima, em Glasgow, Escócia. E que reúne metas ambiciosas, tais como o alcançar de um impacto climático neutro, nas suas fábricas, já em 2025, além da concretização de uma gama totalmente eléctrica, já a partir de 2030, e a neutralidade climática, em 2040.
LEIA TAMBÉM
Ride Pilot. Volvo Cars anuncia condução autónoma ainda para 2022
De acordo com a nova managing director da marca sueca, "precisamos de evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional".
Para tal, a Volvo Cars irá lançar um modelo eléctrico por ano, a começar já em 2022. Objectivo que exigirá a construção de uma nova fábrica de baterias, em parceria com a Northvolt, a qual estará pronta a produzir em 2025.
Também a fábrica da Volvo em Torslanda, na Suécia, verá um investimento de 955 milhões de euros, como forma de para se adaptar à produção da próxima geração de modelos totalmente eléctricos.
Crescimento apoiado na electrificação
A nível mundial, existiu uma grande subida no interesse pelos modelos electrificados da Volvo Cars, com os modelos híbridos plug-in a representarem 27,1% de todas as vendas, enquanto as unidades totalmente eléctricas chegavam a 3.7% das vendas.
Portugal tem números acima da média global, sendo que 61,1% dos Volvo vendidos em território nacional, em 2021, tinham algum tipo de electrificação.
Susanne Hägglund explica que encontrou uma equipa que "está a fazer um excelente trabalho, posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado", o que poderá ajudar a justificar estes números.
Os Volvo mais vendidos no mercado português são o XC40, a V60 e o XC60, com o primeiro a liderar o segmento dos SUV compactos premium.