Modelos Volvo Recharge Plug-In Hybrid ganham autonomia e potência

Na transição para uma gama 100% elétrica, a Volvo Cars anuncia o aumento da autonomia elétrica dos seus modelos Recharge Plug-in Hybrid.

Numa altura em que continua a transição para uma gama 100% elétrica, a Volvo Cars acaba de anunciar o aumento da autonomia elétrica dos seus modelos híbridos plug-in, a par de uma maior potência. Tudo, já disponível naquelas que são as propostas Recharge Plug-in Hybrid.

Segundo revela a Volvo Cars, o aumento da autonomia elétrica foi conseguida através da adopção de novas motorizações, que passam a estar disponíveis nas gamas S60, V60, XC60, V90 e XC90 Recharge. As quais passam, assim, a deter uma autonomia elétrica maior, menos emissões e melhores performances, garante o construtor sueco.

Ainda de acordo com a marca de Gotemburgo, a autonomia elétrica passa, com estas novas motorizações, a ser de 90 quilómetros WLTP, com um só carregamento. Valor que, recorda a Volvo, suplanta a média de quilómetros feita, diariamente e segundo um estudo da empresa de consultoria SIGMA, pelos utilizadores de veículos elétricos, e que é de 50 km.

Volvo XC60 PHEV
O Volvo XC60 Recharge Plug-in Hybrid é um dos modelos que ganha maior autonomia elétrica

Em termos de técnicos, esta melhoria foi conseguida com a adopção de uma nova bateria, com uma terceira camada de células de energia, que veio permitir aumentar a energia nominal deste componente, dos 11.6 kWh, para os 18.8 kWh. Mas também de um motor elétrico traseiro mais potente, agora com 145 cv, que, além de trazer um aumento da potência nas rodas traseiras, na ordem dos 65%, vem igualmente permitir um maior controlo às quatro rodas motrizes .

LEIA TAMBÉM
Mais acessível. Volvo XC40 Recharge recebe motorização P6 de 231 cv

Assim e com esta capacidade elétrica adicional, a potência combinada para a ser de 350 cv nos modelos Recharge T6 e de 455 cv na motorização Recharge T8. Fazendo, mesmo, destes últimos, os modelos Volvo mais potentes de sempre.

Finalmente e a par destas novas motorizações, alguns dos modelos em causa - XC60, V90 e XC90 - ganham, ainda, a funcionalidade one-pedal drive, sinónimo de um modo mais eficiente de regeneração das baterias. Além de passarem a poder ser conduzidos com recurso, praticamente apenas, ao pedal do acelerador.

As versões Recharge T8 passam a ser os mais potentes Volvo de sempre
As versões Recharge T8 passam a ser os mais potentes Volvo de sempre

De salientar, também, que, de acordo com as estimativas da Volvo Cars, as novas motorizações agora introduzidas permitirão reduzir o nível de emissões em até 50%, já segundo ciclo WLTP.

"Estamos em 2021 e as pessoas não devem continuar a depender da gasolina ou do diesel para estes trajetos. Estes nossos novos modelos híbridos plug-in oferecem toda a autonomia elétrica necessária à vida diária das pessoas.", comenta o principal responsável pela Tecnologia da Volvo Cars, Henrik Green.

Já disponíveis para encomenda, estas novas motorizações deverão chegar a Portugal, à partida, durante o primeiro trimestre de 2022, conclui a marca sueca.