Será? Volvo acredita na paridade de preços entre EV e combustão já em 2025

A Volvo Cars afirma acreditar que paridade nos preços entre EV e propostas com motor combustão, deverá ser uma realidade já em 2025.

Hoje em dia um dos fabricantes que mais fortemente aposta Mobilidade Elétrica, a Volvo Cars afirma acreditar que, as diferenças de preço entre veículos elétricos (EV) e propostas com motor combustão, dissipar-se-ão em breve. Mais concretamente, por volta de 2025.

A garantia foi avançada pelo atual CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, numa altura em que, a diferença de preços entre os veículos elétricos (EV) e o automóveis com motores de combustão, continua a ser apontada para uma mais implementação dos primeiros.

No entanto e na mesma altura em que a marca sueca apresentou o seu novo SUV elétrico topo de gama, o EX90, o anterior CEO da empresa norte-americana de aspiradores Dyson, garantiu, em declarações reproduzidas pela Automotive News Europe, que, na Volvo Cars, "acreditamos que seja possível [atingir a paridade em termos de preços] por volta de 2025".

O Volvo EX90 é o mais recente trunfo na estratégia de eletrificação da marca sueca
O Volvo EX90 é o mais recente trunfo na estratégia de eletrificação da marca sueca, que acredita na paridade dos preços entre EV e combustão, já em 2025

No entender do escocês, por volta dessa altura, a oferta em termos tecnológicos e de veículos elétricos, já será tal, que "contribuirá para diminuir os custos com as baterias", sendo que, com o avançar da tecnologia, "as autonomias aumentarão".

"A necessidade das baterias será menor, já que a autonomia será maior, ao mesmo tempo que o custo também diminuirá", sentenciou Jim Rowan, garantindo que, "havemos de lá chegar".

LEIA TAMBÉM
Volvo vai construir fábrica para produzir veículos elétricos na Eslováquia

Salientar que, na base desta manifestação de confiança por parte da Volvo Cars, surge a parceria com o fabricante chinês de baterias CATL. O qual utiliza uma combinação de fosfato de ferro e lítio nas suas baterias (tecnologia que, de resto, já fornece à Tesla, para o Model 3), para conseguir ser o fornecedor com melhores preços no mercado.

Segue-se pequeno crossover de "subscrição"

Recordar que a Volvo Cars tem como objectivo declarado tornar-se uma marca automóvel totalmente elétrica até ao início da próxima década de 2030, sendo que, nesta caminhada, a marca sueca tem previsto como próximo passo, o lançamento de um novo crossover, mais pequeno, para posicionar abaixo do XC40/C40.

Proposta que, explica Rowan, "destinar-se-á a um público mais jovem, que inclusivamente poderá subscrevê-lo".