Modelo que marcou uma época na história na marca sueca, o Volvo P1800 está de regresso, desta feita, pela mão do preparador Cyan Racing. Afirmando-se, nesta segunda existência, não apenas através das clássicas linhas dos coupés suecos de década 60 e 70, mas também mediante um posicionamento totalmente focado na condução e no condutor.
Apresentado, para já, numa perspectiva de exploração, procurando perceber a receptividade do mercado, o Volvo P1800 Cyan recorre, apesar das suas linhas mais clássicas, a um moderno quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina, a debitar uns impressionantes 420 cv de potência e 455 Nm de binário, derivado do bloco utilizado pelo Volvo S60 TC1 de competição.
Com o ponteiro das rotações a poder subir até às 7.700 rpm, é o próprio responsável pelo projecto e diretor de Engenheira da Cyan Racing, Mattias Evensson, quem esclarece que "a potência irrompe tarde", já que "este motor foi concebido para ser utilizado em altas rotações, com a potência a mostrar-se intuitivamente linear com o pedal de acelerador".
A acompanhar o 2.0 litros Turbo, uma caixa manual de cinco velocidades a enviar a potência apenas para as rodas traseiras, através de um eixo de transmissão fabricada em fibra de carbono. isto, ao mesmo tempo que um diferencial de deslizamento limitado com polarização de binário, procura assegurar a melhor tracção. Até porque não existe qualquer assistência à condução, seja ela ABS, controlo de estabilidade ou outros que tais...
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Igualmente a ajudar à eficácia e apesar de uma carroçaria claramente importada do modelo original, um significativo aumento da rigidez estrutural, através da aplicação de fibra de carbono e aço de alta resistência em pontos chave. Utilização que, ainda assim, não é suficiente para fazer disparar o peso do conjunto, para além dos 990 kg.
Finalmente, o P1800 Cyan conta ainda com uma suspensão modernizada, da qual fazem inclusivamente parte amortecedores ajustáveis bidireccionais, a que se junta um sistema de travagem de quatro pinças, embora sem qualquer assistência, até para uma sensação mais pura, na relação entre condutor e veículo.
Na ligação ao solo, jantes de 18", revestidas por pneus Pirelli P Zero 265/40 à frente e 265/35 atrás.
"A configuração deste P1800 Cyan não pretende garantir a volta mais rápida, mas antes oferecer uma experiência de condução excitante e convicente. Eu, por exemplo, sinto o meu sorriso abrir-se, sempre que sinto o carro num drift controlado, ao fazer uma curva", comenta o piloto de testes e campeão do mundo de Turismos em 2017, pela Cyan Racing, Thed Björk.
Para já uma proposta única, com a qual o preparador pretende avaliar a receptividade do mercado para um modelo como este, a Cyan Racing tem previsto, no entanto, fabricar mais unidades, caso a procura o justifique. Sendo que, o preço, poderá rondar os 420 mil euros.
Cyan Racing, a antecessora da Polestar
Recordar, igualmente, que a Cyan Racing é o nome pelo qual era conhecida a Polestar, antes de ser comprada pela Volvo, para ser a sua divisão de competição.
Os departamentos que ficaram de fora da aquisição, mantiveram não só a atividade e a denominação Cyan Racing, como continuaram a envolvidos na competição. Tendo, mesmo vencido, as três últimas edições do FIA World Touring Car Championship.