Volvo. Mais de 2,2 milhões de automóveis alvo de recall devido ao cinto de segurança

A Volvo vai chamar 2,2 milhões de automóveis às oficinas para solucionar um problema no cabo de ligação do cinto de segurança. O defeito não é grave.

A Volvo vai chamar 2,2 milhões de automóveis às oficinas para solucionar um problema no cabo de ligação do cinto de segurança. O defeito não é considerado grave, mas não deixa de ser irónico que este problema surja em veículos da marca que criou o... cinto de segurança.

A Volvo é uma marca que alicerçou a sua reputação nos valores da segurança, reivindicando mesmo a produção dos automóveis mais seguros do mundo.

Uma das suas invenções mais célebres, que se tornou obrigatória em todos os veículos automóveis, foi o cinto de segurança de três pontos.

Este dispositivo foi criado pelo engenheiro sueco Nils Bohlin em 1958. Em julho de 1962, recebeu a patente nº 3043625, atribuída pela United States Patent Office, pelo design do seu cinto de segurança de três pontos, considerado atualmente como o mais relevante sistema de proteção da indústria automóvel. Mais de um milhão de vidas terão sido salvas pelo cinto de segurança em mais de quatro décadas.

A Volvo V60 Cross Country é um dos modelos abrangidos por este recall
A Volvo V60 Cross Country é um dos modelos abrangidos por este recall

Não será de estranhar que as inovações sucessivas introduzidas nos seus automóveis tenham contribuído para cimentar a sua reputação no capítulo da segurança e activa.

Fadiga do material na origem do problema

Todavia, é como diz a sabedoria popular: "no melhor pano cai a nódoa". Ditado popular confirmado no recente anúncio da Volvo Cars, para a chamada às oficinas ("recall") de 2,2 milhões de automóveis para resolver um defeito no dispositivo que tornou a marca sueca famosa: o cinto de segurança.

O problema deve-se a um cabo de aço que estabelece a ligação aos cintos dianteiros do automóvel, mas não é considerado grave. Em certas condições e sob circunstâncias raras, o cabo pode estar sujeito a fadiga. Com o tempo, isto poderá causar desgaste neste componente e reduzir a capacidade de retenção do cinto de segurança.

LEIA TAMBÉM
Cinto de segurança de 3 pontos celebra 55 anos

Apesar do elevado número de automóveis afetados em todo o mundo não foram reportados acidentes ou lesões relacionadas com esta chamada às oficinas.

Entre os modelos afetados por defeito incluem-se o Volvo S60, S60L, S60 CC, V60, V60 CC, XC60, V70, XC70, S80 e S80L. Estes veículos foram fabricados entre 2006 e 2019.

Não deixa de ser irónico que a marca criadora do cinto de segurança tenha sido obrigada a fazer a maior chamada de sempre de veículos às oficinas devido precisamente a um problema no…cinto de segurança.

Problemas com este dispositivo também já surgiram em outras marcas. Os casos mais recentes ocorreram com veículos da Volkswagen, da Porsche e da Seat.