Graças a parceria com Northvolt? Volvo XC60 vai ter sucessor 100% elétrico

A Volvo Car prepara uma parceria com a Northvolt para fabrico de baterias, na Europa, com vista, entre outros, ao sucessor do XC60.

Depois do anúncio dos esforços para reduzir a sua pegada, ainda, no fabrico automóvel, a Volvo Car informa, agora, que gostaria de estabelecer uma parceria com a empresa sueca de baterias Northvolt, com o propósito de desenvolver e produzir baterias, mais sustentáveis, para veículos elétricos. A começar, pelo sucessor do atual Volvo XC60, que será 100% elétrico.

Segundo anuncia, desde já, a Volvo, em comunicado, estas novas baterias serão, depois, utilizadas nos modelos elétricos, tanto da Volvo, como da Polestar.

Ainda no âmbito desta nova joint-venture, o Volvo Car Group e a Northvolt deverão abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento, na Suécia, cujo arranque da actividade deverá ter lugar já em 2022, além da construção e estabelecimento de uma nova gigafactory, na  Europa, com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh). E que, embora ainda sem localização definida, mas já com o propósito declarado de vir a funcionar com energia 100% renovável, deverá iniciar produção 2026.

O sucessor do Volvo XC60 poderá ser um dos primeiros modelos a receber as novas baterias da Northvolt

Também de acordo com as informações agora divulgadas, o primeiro automóvel a contar com as células de bateria desenvolvidas através desta parceria, será o sucessor elétrico do modelo mais vendido da Volvo Cars – o Volvo XC60.

LEIA TAMBÉM
UE. Volvo Cars e Polestar com nível de emissões de CO2 abaixo do limite

Igualmente parte deste plano, é a ambição da Volvo Car Group de obter, já a partir de 2024, 15 GWh de células de bateria por ano, através da fábrica da Northvolt Ett, já existente em Skellefteå, na Suécia.

Também na sequência desta parceria com a Northvolt, o grupo automóvel espera conseguir colmatar as suas necessidades europeias, com vista à concretização do plano de eletrificação já delineado, e que passa por conseguir que 50% das suas vendas sejam, já em 2025, de veículos elétricos. Para, em seguida, atingir os 100% de veículos comercializados, em 2030.

A arquitectura elétrica da Volvo

Recorde-se que, atualmente, a produção de baterias para veículos elétricos do Volvo Car Group representa uma  parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, empresa descrita como líder na produção de baterias sustentáveis, e que consegue produzir as suas baterias próximo das linhas de montagem europeias do fabricante automóvel, o Volvo Car Group acreditar conseguir reduzir a pegada ambiental, associada a este processo, nos seus veículos futuros.

A finalizar, a Volvo Car Group refere, ainda, que a parceria está ainda sujeita a uma negociação final e acordo entre as partes. Incluindo, a aprovação do conselho de administração.