Graças ao LIDAR. Volvo promete carros autónomos em auto-estrada para 2022

A Volvo Cars acaba de anunciar a aplicação da tecnologia LIDAR na sua próxima geração de automóveis, antevendo carros autónomos, já a partir de 2022.

Divulgada a decisão de reforçar a aposta no desenvolvimento da condução autónoma, a Volvo Cars acaba de anunciar a aplicação da tecnologia LIDAR na sua próxima geração de automóveis, baseada na nova plataforma SPA 2. O que, por outro lado, deverá permitir a comercialização de carros totalmente autónomos em auto-estrada, já a partir de 2022.

Desenvolvida no seio da parceria com a empresa Luminar, a aplicação da tecnologia LIDAR deverá permitir à Volvo oferecer sistemas de condução totalmente autónoma em auto-estradas, nos futuros modelos concebidos a partir da futura plataforma SPA 2. A qual, com produção agendada para 2022, contará com hardware que lhe permitirá integrar todos os componentes LIDAR.

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A par da capacidade de condução totalmente autónoma, estes novos automóveis receberão, segundo a Volvo, atualizações automáticas de software, sendo que e caso os clientes assim o pretendam, o Highway Pilot, funcionalidade que permitirá uma condução totalmente autónoma em auto-estrada, será activada, sempre que se verifiquem as condições de segurança ideais, em função da localização geográfica detectada.

Para além do Highway Pilot, a Volvo Cars e a Luminar também estão a estudar o papel da tecnologia LiDAR na melhoria dos futuros sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e a possibilidade de equipar, de série, todos os novos automóveis baseados na plataforma SPA2, com um sensor LiDAR.

A leitura feita por um sistema LIDAR
A leitura feita por um sistema LIDAR

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LIDAR, que emitem milhões de impulsos de luz laser, para detectar com precisão a localização dos objetos, digitalizando o ambiente em 3D. Criando, assim, um mapa temporário, em tempo real, sem a necessidade de conectividade à Internet.

O Highway Pilot funcionará com recurso, não apenas ao software de condução autónoma, mas também às câmaras, radares e sistemas de backup, para funções como a direção, a travagem e a energia das baterias. Algo que, acredita a Volvo, irá permitir um recurso seguro e totalmente autónomo, para utilizar em auto-estrada.

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"A condução autónoma tem o potencial para se tornar numa das tecnologias mais importantes da história, caso seja introduzida com responsabilidade e segurança. [...] Em breve, o seu Volvo poderá conduzir de forma autónoma em autoestradas quando determinar que o é seguro fazer. Nesse momento, o automóvel assumirá a responsabilidade pela direção e o condutor poderá relaxar, tirar os olhos da estrada e as mãos do volante", comentou o Vice-Presidente Sénior para a Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, Henrik Green.

"Com o tempo, as atualizações automáticas irão expandir as áreas onde o automóvel poderá conduzir sozinho. Para nós a introdução desta autonomia terá de ser feita de uma forma segura e gradual", concluiu.