Volvo investe para melhorar resposta das autoridades em acidentes (c/vídeo)

A Volvo está a investir numa empresa que consegue informar em sete segundos os serviços de emergência sobre acidentes e as potenciais lesões dos ocupantes

A marca sueca está a investir numa empresa israelita que informa as autoridades, automaticamente e de forma imediata, das potenciais lesões sofridas pelos ocupantes em acidentes

O tempo de resposta no socorro às vítimas e o diagnóstico correto das suas lesões após um acidente é essencial para salvar vidas. Sendo uma das maiores especialistas em segurança automóvel, a Volvo sabe disso. E por esse motivo está agora a investir na empresa israelita MDGo que fornece informações aos serviços de emergência segundos após um acidente.

https://www.youtube.com/watch?v=4EI6hQkVZzI

As capacidades do software desenvolvido por esta empresa são notáveis. O sistema não reconhece apenas que ocorreu um acidente graças aos sensores implementados. Ele vai também saber, pelas forças geradas no embate, as lesões mais prováveis e a sua severidade. Por exemplo, numa colisão central é provável que a zona do peito seja a mais afetada. Já em embates na retaguarda é provável que a zona da coluna e espinha dorsal sofram mais.

O sistema desenvolvido pela MDGo envia informações apenas sete segundos após o acidente. E a empresa israelita já atraiu outros fabricantes além da Volvo. O Grupo Hyundai confirmou que também vai trabalhar com esta companhia para introduzir um sistema de análise a lesões nos seus automóveis.

As vantagens

Na verdade, já existem diversos sistemas de alerta para as autoridades nos automóveis. A obrigatoriedade do e-Call na Europa é um exemplo. O sistema mais reconhecido e com maior historial nesta área foi desenvolvido pela GM. Trata-se do OnStar, que tem mais de duas décadas. O sistema, que além de servir para segurança também auxilia os condutores em outras situações, já foi acionado mil milhões de vezes por condutores de modelos de marcas como a Chevrolet (e até recentemente a Opel). E conseguiu, entre outros feitos notáveis, guiar bombeiros até feridos que tinham sofrido saídas de estrada e as autoridades não conseguiam encontrar.

A grande diferença nesta tecnologia da MDGo é que, além de alertar para a existência de um acidente, permite aos serviços de emergência preparar-se melhor. Sabendo que o tempo de resposta é essencial para salvar vidas em acidentes, este acordo obtido pela Volvo pode ser mais um importante passo para reduzir a sinistralidade rodoviária.

Veja também:

Como funciona o e-Call
Hora de Ouro e PAS – O que significam num acidente
Volvo apostada em evoluir segurança dos ciclistas
GNR apanhou condutores ao telemóvel, sem carta, sem inspeção…
Parlamento Europeu aprova medidas obrigatórias de assistência ao condutor
Os carros mais seguros… e os menos seguros de 2018
TÓPICOS:
Segurança