Novos Volvo FM e FMX recebem versões de cabina dupla

Os novos Volvo FM e FMX passam a estar disponíveis em versões de cabina dupla que se destinam a serviços de emergência.

Os novos Volvo FM e FMX passam a estar disponíveis em versões de cabina dupla que se destinam a ser utilizados em operações de serviços de emergência. Os veículos podem transportar até nove pessoas.

Os novos Volvo FM e FMX vão passar a estar disponíveis em versões de cabina dupla que se destinam a ser utilizados com veículos de emergência, podendo transportar até novas pessoas.

As novas variantes, que foram desenvolvidas em cooperação com carregadores e serviços de emergência, receberam um conjunto de modificações destinadas a facilitar as operações dos bombeiros e de salvamento de pessoas.

O mercado europeu de camiões para serviços de bombeiros e emergência é superior a três mil unidades por ano. Além de cumprirem as normas nacionais e internacionais, os veículos foram adaptados para cumprirem as especificações dos serviços de emergência em termos de segurança, fiabilidade e flexibilidade.

Os novos Volvo FM e FMX de cabina dupla foram projetados para oferecer as melhores condições possíveis às equipas de emergência, garantindo operações seguras e eficientes em condições difíceis.

Os novos Volvo FM e FMX oferecem os mesmos padrões de segurança passiva e ativa, ergonomia e conforto do que as restantes versões da gama, anunciadas em 2020.

Novo interface do motorista

A cabina foi exaustivamente testada ao nível da segurança e está dotada com vidros grandes nos lugares traseiros, um baixa linha nas portas, grandes espelhos retrovisores, estando disponível, em opção, até oito câmaras para garantir uma excelente visibilidade.

Além disso, o sistema Volvo Dynamic Steering, opcional facilita as manobras, melhorando não só a ergonomia mas também a segurança.

LEIA TAMBÉM
Primafrio adquire 300 camiões Volvo FH 460 I-Save

O posto de condução está equipado com o novo interface do motorista da Volvo Trucks que inclui um painel de instrumentos digital e um volante multifunções.

Vários compartimentos de arrumação

A elevada altura ao nível da cabeça permitiu criar um interior espaçoso, que facilita a movimentação das pessoas. As portas têm um grande ângulo de abertura (79º à frente e 75º atrás) para facilitar as entradas e saídas da cabina. Isto é complementado por degraus antiderrapantes e iluminados, assim como pegas pintadas a laranja.

Com uma altura interna de 160 cm e 161 cm atrás, o interior oferece vários compartimentos para arrumações de objetos como capacetes, luvas e outros equipamentos necessários.

Para facilitar o carregamento, os engenheiros da Volvo Trucks procuraram facilitar o processo, deixando tudo preparado para a ligação de sistemas elétricos e pneumáticos.

Atrás da cabina, o chassis é "limpo", não sendo necessário desmontar ou desligar nada. Os depósitos de combustível, o silenciador e mangueiras pneumáticas, com pontos de ligação facilmente acessíveis. A instação dos bancos e dos cintos de segurança tem certificação de fábrica.

Os novos Volvo FM e FMX são propostos em configurações de eixos 4x2 e 4x4, dois motores diesel (D11 e D13), com tomadas de força até 2000 Nm.