A Volvo Trucks acabou de apresentar o Volvo FE Elétrico, um camião totalmente elétrico indicado para a distribuição urbana mais pesada e operações de transporte de resíduos com pesos brutos até 27 toneladas, que será comercializado na Europa já no próximo ano. "Damos mais um passo estratégico no sentido do desenvolvimento da nossa oferta total de soluções de transporte elétricas", adianta Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. A empresa aposta assim em novas formas de cooperação com cidades que pretendem melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do trânsito e diminuir os congestionamentos em horas de ponta, dado que "as operações comerciais podem ser realizadas silenciosamente e sem emissões de gases de escape, às primeiras horas de manhã ou à noite", prossegue aquele responsável. O Volvo FE Elétrico está munido de dois motores elétricos com 370 kW de potência máxima (260 kW de potência contínua) e uma transmissão de 2 velocidades da Volvo. Com uma autonomia até 200 km, o armazenamento de energia é realizado através de baterias de iões de lítio, 200–300 kWh. As baterias podem ser carregadas através de CCS2, com potência máxima de 150 kW CC, ou em potência baixa de 22 kW CA. O tempo de carregamento é de aproximadamente 1,5 horas e 10 horas, respetivamente. Relembre-se que apenas há três semanas, a Volvo Trucks tinha revelado o primeiro Volvo FE Elétrico, um camião de recolha de resíduos com uma superestrutura desenvolvida em conjunto com a Faun, que vai começar a trabalhar no início de 2019 em Hamburgo, na Alemanha. Jonas Odermalm, vice-presidente da linha de produtos para o Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks, esclarece que "iremos disponibilizar tudo, desde análise de rotas a serviços e financiamento, através da nossa rede de concessionários e oficinas em toda a Europa". Texto por David Espanca, originalmente colocado no site Turbo Oficina.