Volvo vai construir fábrica para produzir veículos elétricos na Eslováquia

A Volvo Cars vai investir 1,2 mil milhões de euros na construção de uma fábrica para produzir veículos elétricos na Eslováquia...

A Volvo Cars vai investir 1,2 mil milhões de euros na construção de uma fábrica ambientalmente neutra para produzir veículos elétricos na Eslováquia, estando prevista a saída das primeiras unidades da linha de montagem em 2026.

O construtor sueco foi um dos primeiros ao anunciar um abandono gradual dos motores de combustão, culminando na decisão de se tornar exclusivamente elétrica até ao final da década.

Na preparação para um futuro com emissões zero, a Volvo Cars anunciou o investimento de 1,2 mil milhões de euros numa nova fábrica que se dedicará apenas à produção de veículos elétricos. A terceira fábrica da marca sueca será construída perto de Kosice, na região oriental da Eslováquia.

Volvo Cars prepara construção de fábrica na Eslováquia para produzir automóveis elétricos

A marca sueca refere que a nova unidade servirá para permitir responder adequadamente à procura crescente pelos seus automóveis elétricos e captar o potencial de crescimento futuro. 

Sem avançar muitos detalhes, a Volvo menciona que a fábrica produzirá uma nova geração de automóveis elétricos, sugerindo que irão utilizar uma plataforma dedicada para este tipo de veículos. Será de referir que os atuais XC40 e C40 Recharge que se encontram em comercialização foram desenvolvidos a partir de uma plataforma para veículos com motor de combustão.

Terceira fábrica na Europa

Com este investimento, a Volvo Cars considera que consegue assim criar um triângulo europeu de fabrico cobrindo a sua maior região de vendas, complementando a fábrica belga de Ghent, na Europa Ocidental e a fábrica sueca de Torslanda no Norte da Europa.

Prevê-se que a construção da fábrica de Kosice se inicie em 2023, com o equipamento e as linhas de produção a serem instaladas durante o ano seguinte. Está previsto o início da produção em série de automóveis Volvo, puramente elétricos, na Eslováquia a partir de 2026.

LEIA TAMBÉM
Pelo fim das emissões de carbono no aço. Volvo Cars vai aderir à SteelZero

A Volvo Cars pretende que as suas operações produtivas sejam ambientalmente neutras já em 2025. Assim, a nova fábrica utilizará apenas energia neutra para o clima e será também concebida para ser líder na produção sustentável e eficiente de automóveis elétricos visando os mais elevados padrões globais em eficiência energética e ambiental.

Segundo a marca sueca,  Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e também acesso a uma boa base de fornecedores. Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco foram também um fator chave na decisão de localizar esta fábrica neste local.

A fábrica terá uma capacidade até 250.000 automóveis por ano e irá gerar vários milhares de novos postos de trabalho na região. O local permite também uma maior expansão da fábrica no futuro.