Software obriga Volvo a adiar lançamento do EX90 até meados de 2024

Problemas de integração do software LiDAR na plataforma SPA2 vão obrigar a Volvo a adiar o lançamento do SUV EX90 até meados de 2024.

Problemas de integração do software LiDAR na plataforma SPA2 vão obrigar a Volvo a adiar o lançamento do SUV elétrico luxuoso EX90 até meados de 2024.

Não foi apenas a Volkswagen a enfrentar problemas de desenvolvimento de software. O mesmo está a acontecer à Volvo, o que obrigou mesmo a marca sueca a adiar o lançamento do EX90 para meados de 2024.

O anúncio foi feito pelo próprio CEO da Volvo Cars Jim Rowan durante uma conferência para apresentação de resultados. O executivo explicou que o atraso no maior lançamento de produto desde o XC40 em 2017 tem origem na "complexidade do código de software".

Em concreto, os engenheiros da Volvo estão a ter dificuldades na integração do software na nova plataforma SPA2 do EX90, a qual é partilhada com o Polestar 3.

"Estamos a escrever nós próprios muito do software. Quisemos ter a certeza que na primeira vez que colocamos o lidar no nosso pacote de segurança…este funcione como é suposto", referiu o CEO da Volvo Cars.

Jim Rowan acrescentou que o atraso vai dar um pouco mais de tempo aos engenheiros para terminarem a tarefa, Contudo, isto significa que a chegada ao mercado do SUV elétrico de luxo poderá derrapar para o terceiro trimestre de 2024.

LiDAR será de série

O LiDAR é um elemento diferenciador para a Volvo porque o topo de gama elétrico será o primeiro modelo da marca a incorporar esta tecnologia, a qual será de série, ao contrário do Polestar 3, onde é opção.

A startup Luminar Technologies vai fornecer a Volvo com o seu software LiDAR e Sentinel, que necessitam de ser integrados com o software da Volvo no EX90.

O sistema LiDAR faz parte do sistema de monitorização da estrada do EX90, que inclui câmaras, radares e sensores ultrassónicos. A Volvo afirma que o LiDAR pode detetar peões até uma distância de 250 metros, mesmo a velocidades de autoestrada. A tecnologia LiDAR utiliza raios laser para determinar imagens precisas do ambiente em redor do veículo.

De acordo com a Volvo, o LiDAR e os outros sensores criam um "escudo invisível de segurança" que pode ajudar a reduzir o número de acidentes com feridos graves ou mortos.