Fabricante há muito conhecido pelas preocupações com a segurança, a bordo dos seus automóveis, a Volvo prepara-se, agora, para dar mais um passo nesse capítulo. Mais concretamente, com o sucessor do atual XC90, proposta que, garante desde já o fabricante, será "o Volvo mais seguro de sempre".
Proposta cuja apresentação mundial está já agendada para o próximo dia 9 de novembro, o sucessor do XC90 será e ao contrário do que acontece com o modelo atual, 100% elétrico, o que ajuda a explicar, igualmente, a designação para si escolhida: EX90.
Além de um novo nome, este novo SUV topo de gama da Volvo, ostentará, ainda, níveis de segurança que, de acordo com os responsáveis da marca de Gotemburgo, serão superiores a qualquer outro modelo do fabricante, tornando-o "um automóvel inteligente, desenvolvido para ser capaz de entender o condutor e a sua área circundante". Isto como forma de "criar a situação mais segura possível para todos aqueles que se encontrem dentro ou fora" do automóvel.
Para tal, o modelo apresenta um pack tecnológico de segurança que compreende um total de oito câmaras, dezasseis sensores ultrasónicos e um sensor LiDAR, sinónimo de 'Light Detection and Ranging'. E que é capaz de detectar, por exemplo, peões até 250 metros de distância, ou até mesmo algo como um pneu numa estrada, 120 metros à frente, e mesmo quando a velocidades mais elevada, como em auto-estrada.
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Incorporado na linha de tejadilho, esta tecnologia LiDAR deverá conseguir, segundo os estudos já levados a cabo pela Volvo, reduzir em cerca de 20% os acidentes com gravidade, proporcionando uma prevenção global até 7%.
Com Driver Understanding System
Já para o habitáculo, a Volvo Cars promete "um escudo de protecção invisível", traduzido numa tecnologia a que se chamou 'Driver Understanding System'. E que, de reto, fará a sua estreia neste EX90, integrando o chamado equipamento de série.
"A nossa investigação mostra que podemos dizer muito sobre o estado do condutor através de uma observação simples do seu olhar e da frequência com que fecha os olhos. Baseando os seus cálculos nos resultados da nossa investigação, o novo sistema de deteção permite que os nossos automóveis identifiquem se a capacidade do condutor é prejudicada, talvez devido a sonolência ou distração, e oferecer uma assistência extra da forma que melhor se adapte à situação", explica a Senior Technical Expert no Safety Center da Volvo, Emma Tivesten.
Detectado um qualquer sinal de distracção ou cansaço no condutor, os alertas, por parte do EX90, começarão com um simples sinal de aviso também sonoro, cujo volume cresce de acordo com a gravidade da situação, sendo que o sistema conseguirá, inclusivamente, imobilizar autonomamente o veículo, na berma da estrada, passando, a partir daí, a avisar os outros utentes da via através das suas luzes de perigo.
Em prol de um futuro sem despistes e carbono
Também em jeito de conclusão, é o próprio CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, quem deixa a garantia de que "continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa".
O objectivo, assume, passa por "tudo [fazer] para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser", sendo que, "o EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro."
A Volvo Cars promete, ainda, mais detalhes sobre o seu futuro SUV topo de gama ao longo das próximas semana e até à apresentação, no dia 9 de novembro.