Pela segurança. Futuro Volvo EX90 só o informará do necessário

A Volvo continua a, lentamente, levantar o véu que pende sobre o seu futuro SUV EX90, desta feita, para garantir fim das distracções.

Numa altura em que são cada vez mais as distracções nos automóveis, a Volvo deixa a promessa de que o EX90, futuro SUV topo de gama na oferta da marca, será capaz de compreender o mundo em redor, para fornecer ao condutor a ajuda e informações realmente necessárias.

Assumindo como prioridade máxima a transição do atual modo de condução manual, para uma condução assistida e, até mesmo, autónoma, a Volvo Cars quer que este desiderato seja levado a cabo sem esforço e de forma intuitiva. Algo para o qual também poderá contribuir, no entender do fabricante, a informação projectada nos ecrãs dos automóveis, a qual deverá tornar-se o mais simplificada possível.

Assim e no que diz respeito ao futuro Volvo EX90, a marca sueca anuncia, desde já, que virá equipado com um grande ecrã central, que dará acesso rápido à navegação, aos meios de comunicação e ao telefone, bem como a outras funcionalidades acessórias. Sendo que, em conjunto, existirá também uma barra contextual especial, capaz de sugerir acções que façam sentido numa determinada situação, como seja enquanto se está estacionado, a conduzir, ou numa chamada telefónica.

Já para informações mais relacionadas com a condução, como a direcção a tomar, a velocidade, ou até mesmo detalhes sobre a autonomia, o EX90 contará com um segundo ecrã, mais pequeno e localizado atrás do volante, onde será igualmente exibida a contextualização da passagem de um modo de condução para outro. Isto, de forma a que o condutor saiba exactamente o que esperar.

"Trata-se de fornecer a informação certa na altura certa", afirma o responsável máximo da Volvo Cars pelo departamento de User Experience (UX), Thomas Stovicek. Acrescentando que, "queremos que a experiência de condução seja concentrada, simples e segura. Uma vez que o automóvel é capaz de compreender, melhor do que nunca,  o ambiente circundante e o condutor, podemos criar uma situação ainda mais segura, reduzindo a confusão, a distração e a sobrecarga de informação".

LEIA TAMBÉM
A desvendar dia 9 de novembro. Futuro EX90 será "o Volvo m
ais seguro de sempre"

Apostando numa maior compreensão, por parte do automóvel, do mundo em redor, a Volvo Cars pretende, assim, que o veículo, equipado com um conjunto de sensores de última geração, capazes de fornecer uma visão 360° do ambiente circundante e reagir, de forma proactiva, a tudo o que se passa à sua volta, apoie o condutor na sua função. Inclusive, quando o modo de condução assistida estiver desactivado.

Já com este último accionado, o apoio será, segundo a Volvo, diferente, traduzindo-se numa disponibilização permanente de informação sobre aquilo que o condutor está efectivamente a ver, no fornecer de um apoio à direcção, no ajudar a manter uma velocidade constante, como também nas mudanças de faixa de rodagem. Tudo isto, graças também ao facto do EX90 surgir preparado, do ponto de vista de hardware, para a condução autónoma não supervisionada.

A terminar, recordar, apenas, que o novo Volvo XC90 tem apresentação oficial agendada para o próximo dia 9 de novembro.