A Volvo lançou o seu primeiro motor de três cilindros, a equipar o SUV compacto XC40, um segmento em que a marca também se estreia. A proposta da Volvo do novo XC40 resulta numa estreia da marca em duas vertentes, a dos motores de três cilindros e a do segmento dos SUV compactos. No que respeita à motorização, trata-se do bloco de 1.5l Drive-E de injeção direta. Utiliza o mesmo design modular do motor de quatro cilindros da família Drive-E da marca. O motor de três cilindros é construído nas mesmas cadeias de montagem em que a Volvo produz os blocos de quatro cilindros Diesel e a gasolina, reforçando a estratégia da marca em expandir o conceito de economia de escala. Este primeiro três cilindros da história de 90 anos do fabricante sueco vem associado a uma transmissão de caixa manual de seis velocidades e posteriormente vai estar disponível em conjunto com a caixa manual de 8 velocidades, a chegar durante o próximo ano. "O nosso novo motor de três cilindros é um desenvolvimento excitante para o XC40 e para a Volvo em geral", referiu Alexander Petrofski, Diretor Sénior da gama 40 da Volvo. "O design deste motor compacto possibilita a flexibilidade de que necessitámos para introduzir novas opções de motorização para os clientes do XC40", concluiu o responsável. Estas opções passam, segundo a Volvo, pela oferta de uma versão híbrida plug-in e de uma versão totalmente elétrica. Recorde-se que o novo XC40 estará disponível com o motor de D3 Diesel, capaz de debitar 150cv, e do motor T4 a gasolina, com uma potência de 190cv.