Volvo ES90 promete 700 km e mais 300 com 10 minutos de carga

A poucos dias da apresentação oficial, a Volvo Cars divulga mais alguns atributos do seu futuro sedan porta-estandarte, ES90, a começar pela promessa de uma autonomia até 700 km. Acrescida do argumento extra que resulta da capacidade de necessitar apenas de 10 minutos para garantir energia suficiente para mais 300 km!

Alimentado por uma arquitectura de 800V, a mesma do SUV EX90, o ES90 destaca-se, no entanto, pelo facto de dispor de um software de carregamento adaptativo da bateria com 111 kWh de capacidade que, não só o torna mais rápido a carregar que o irmão, como faz dele o elétrico Volvo que menos tempo tem de passar ligar à corrente!

Segundo a marca sueca, o ES90 consegue repor, quando ligado a uma tomada de 350 kW, dos 10 aos 80% da capacidade da bateria, em apenas 20 minutos. Ou seja, menos 10 minutos que aquilo que demora o EX90 e cerca de 30% menos que a generalidade dos modelos elétricos do fabricante.

O mais tecnológico

Contudo, o próximo porta-estandarte do construtor de Gotemburgo não se limita a ser o mais rápido a carregar, como também se anuncia como o futuro porta-estandarte tecnológico da Volvo. Neste caso, mercê da integração já confirmada de dois computadores Nvidia, capazes de resolver, em conjunto, cerca de 508 triliões de operações por segundo. Algo que os torna cerca de 50 vezes mais poderosos do que uma consola de jogos Playstation.

De resto, com esta capacidade, o Volvo ES90 deverá ser capaz de quadriplicar gradualmente o tamanho da base de informação para a sua inteligência artificial, a qual será alimentada também com dados recolhidos por outros veículos Volvo que já estão nas estradas. O que, por sua vez, garantirá avanços e melhorias nos sistemas de prevenção de acidentes e condução autónoma do automóvel, ao longo do tempo.

A recolher toda a informação em redor do ES90, uma série de sensores, entre os quais, um sistema LiDAR, cinco radares, oito câmaras e 12 radares ultrasónicos. Tecnologias que farão parte de uma carroçaria com perto de cinco metros (4,99 m) de comprimento e 3,10 m de distância entre eixos, apoiada na plataforma para veículos elétricos SPA2, já utilizada no EX90.

igualmente em destaque, o facto do modelo ser construído em redor daquilo que a própria Volvo designa de um avançado pacote tecnológico de nome Volvo Cars Superset e que, na verdade, compreende todo o software e hardware destinado à condução, infoentretenimento, funções autónomas e outros sistemas acessórios.

Também graças a esta solução, a aplicar daqui em diante em todos os futuros modelos da marca, o ES90 conseguirá evoluir ao longo do seu ciclo de vida, mediante a integração, via OTA, de atualizações de software.

Baterias com passaporte

No domínio das baterias, destaque para o facto do ES90 vir com o novo passaporte de baterias da Volvo, baseado na tecnologia blockchain, e que permite monitorar as matérias-primas. Nomeadamente, indicando a origem do lítio, do cobalto, do níquel e da grafite que compõem as baterias.

Além estas informações, o passaporte mostra, ainda, a pegada de CO2 de tudo o que faz parte das baterias, assim como outras informações relevantes.

A terminar, recordar, apenas, que o novo Volvo ES90, cuja produção será feita na fábrica da chinesa Geely, em Zhejiang, China, tem apresentação mundial e oficial agendada para o próximo dia 5 de março de 2025, sobre a qual poderá ler aqui na Turbo.