ES90. Volvo agenda berlina EV de referência já para março

Depois do EX30 e EX90, a Volvo prepara já o lançamento do seu terceiro elétrico de nova geração: uma berlina porta-estandarte de nome ES90, com chegada prevista para março de 2025. E a que se seguirá o EX60, SUV elétrico cujo lançamento não impedirá a renovação, tanto do CX60, como da restante gama híbrida.

Apesar do reconhecimento já público de que a mobilidade elétrica não está a avançar a velocidade pretendida, a Volvo não desiste da sua estratégia elétrica e, depois dos lançamentos do EX30 e do EX90, prepara já a primeira berlina elétrica topo de gama da nova era, de nome ES90, avança a britânica Autocar.

Apontada como uma rival de modelos como o BMW i5 e Mercedes-Benz EQE, esta nova proposta, que irá posicionar-se lado-a-lado do S90 a combustão, foi desenvolvida a pensar, principalmente, no mercado chinês, embora tenha desde já garantida comercialização nos mercados globais.

Tal como o EX90, o ES90 não visará, propriamente, grandes volumes de vendas, mas funcionará, acima de tudo, como uma montra tecnológica, com todas as tecnologias já conhecidas do SUV porta-estandarte e, tal como este, baseada na plataforma elétrica SPA2. A permitir dimensões que rondarão os 4,99 m de comprimento (mais comprido, portanto, que o S90) e 3,10 m de distância entre eixos, também como forma de maximizar o espaço interior.

Quanto aos aspectos técnicos, a Autocar avança que o modelo deverá ostentar uma bateria de 111 kWh, capaz de garantir até 600 km com uma só carga, no caso da versão de um só motor e tracção traseira. Sendo que, prevista, estará, igualmente, uma versão de dois motores, a anunciar uma potência muito semelhante à do EX90, ou seja, 407 cv na versão standard e 509 cv no Performance.

Com produção, desde já, marcada para uma das fábricas da casa-mãe Geely em Zhejiang, na China, o ES90, que para já é conhecido apenas pelo nome de código V551, deverá apresentar um preço de referência na ordem dos 120 mil euros.

XC60 elétrico também a caminho

Entretanto, a marca de Gotemburgo também se encontra a trabalhar no futuro EX60, irmão 100% elétrico do best-seller XC60 e, este sim, fundamental no crescimento das vendas de veículos elétricos da Volvo. Cuja chegada ao mercado está já prevista para 2026.

Sobre este modelo, a Autocar avança que será o primeiro a utilizar a nova plataforma SPA3 e que, sendo uma evolução da SPA2, conta com uma versão mais evoluída do pacote de software e hardware Volvo Cars Superset, com atualização OTA, além de permitir a utilização de peças produzidas em megacasting, ou seja, secções inteiras fabricadas como uma só peça, ao invés de um grande número de peças individuais. Inovação que a Volvo pretende introduzir na sua principal fábrica de Torslanda, em Gotemburgo.

Finalmente, o EX60 deverá surgir no mercado com configurações de um e dois motores, além da versão mais avançada do sistema de infoentretenimento Volvo.

Híbridos continuam

Finalmente e depois da marca sueca ter anunciado o recuo na decisão de acabar já com tudo o que seja a combustão, admitindo, pelo contrário, que soluções como os híbridos e híbridos plug-in poderão manter-se até 2030 (aliás, a Volvo prevê, mesmo, que os EV e PHEV possam representar, pelo menos, 90% das vendas, até ao final da década), eis que surge também a garantia de que, depois da renovação do XC90, outros modelos já hibridizados, como o XC60, cuja atual geração foi lançada em 2017, ou até mesmo o XC40, conhecerão igualmente mais atualizações.