Apesar do reconhecimento já público de que a mobilidade elétrica não está a avançar a velocidade pretendida, a Volvo não desiste da sua estratégia elétrica e, depois dos lançamentos do EX30 e do EX90, prepara já a primeira berlina elétrica topo de gama da nova era, de nome ES90, avança a britânica Autocar.
Apontada como uma rival de modelos como o BMW i5 e Mercedes-Benz EQE, esta nova proposta, que irá posicionar-se lado-a-lado do S90 a combustão, foi desenvolvida a pensar, principalmente, no mercado chinês, embora tenha desde já garantida comercialização nos mercados globais.
Tal como o EX90, o ES90 não visará, propriamente, grandes volumes de vendas, mas funcionará, acima de tudo, como uma montra tecnológica, com todas as tecnologias já conhecidas do SUV porta-estandarte e, tal como este, baseada na plataforma elétrica SPA2. A permitir dimensões que rondarão os 4,99 m de comprimento (mais comprido, portanto, que o S90) e 3,10 m de distância entre eixos, também como forma de maximizar o espaço interior.