Volvo ES90 chega em março mas não substitui S90

A Volvo acaba de agendar a apresentação da sua próxima berlina porta-estandarte elétrica, com o nome de ES90, para o próximo dia 5 de março de 2024. Isto, ao mesmo tempo que prepara igualmente a atualização, e consequente manutenção, do “original” a combustão, S90.

Assente na arquitectura SPA2, que de resto partilha com o SUV elétrico topo de gama EX90, o futuro ES90 deverá ser o primeiro Volvo a apresentar uma configuração dual Nvidia Drive AGX Orin e que lhe permite anunciar a maior capacidade de computação de núcleo na gama Volvo. Além de suportar características e sensores de segurança ativa baseados em Inteligência Artificial (IA).

Em termos de hardware, o ES90 anuncia-se com uma multiplicidade de sensores, a começar num sistema LiDAR, cinco radares, oito câmaras, doze sensores ultrassónicos e um “sistema avançado de compreensão do condutor, dentro do automóvel”.

Depois e tal como o SUV com que partilha a parte mecânica, a berlina elétrica surgirá com o novo pacote tecnológico Superset da Volvo Cars, incluindo módulos e sistemas de hardware e software. Estes últimos, abertos a atualizações que deverão permitir ao ES90 “evoluir e melhorar continuamente ao longo do tempo”, segundo afirma a marca sueca, em áreas tão diversas como a segurança, conectividade e desempenho.

S90 atualiza-se e continua

Entretanto e ao mesmo tempo que finaliza o seu novo modelo porta-estandarte… elétrico, a Volvo dá, mais uma vez, mostras de que a transição para um futuro 100% elétrico, já não acontecerá de forma tão rápida. Desta feita, deixando escapar que está igualmente a preparar mais uma atualização do seu atual executivo S90.

Segundo as notícias entretanto surgidas, a renovação do S90 é uma das cinco novidades, em termos de produto, que a Volvo tem previstas para 2025, com a berlina a combustão a ganhar, ao que tudo indica, nova frente e traseira, de aspecto mais moderno. Também de forma a garantir um corte com a imagem estreada na atual geração lançada em 2016 e, depois disso, renovada em 2020.

Por saber fica, no entanto, se a variante carrinha V90 também receberá esta atualização, de forma a integrar uma vaga de atualizações que também já atingiu o best-seller XC60. Modelo que, aliás, deverá continuar em comercialização, mesmo depois da chegada do irmão eléctrico EX60. Reforçando, assim, o anúncio mais recente, feito pela marca sueca, de que já não entrará em 2030 com modelos única e exclusivamente elétricos.