A Volvo acaba de apresentar o seu primeiro Multi-Propose Vehicle (MPV), de nome EM90, e que, além das promessas de muito conforto e luxo para seis pessoas, também anuncia uma autonomia elétrica para mais de 720 quilómetros. Para já, apontado apenas ao mercado chinês.
Depois do SUV topo de gama EX90 e do mais pequeno EX30, a Volvo reforça a sua gama 100% elétrica com uma espécie de rival do Lexus LM, baseado num modelo, o 009, comercializado por uma das marcas irmãs no seio da chinesa Geely, a Zeekr.
Embora com um design e interior próprios, a procurarem afirmar o "made in Sweden" (ainda que e a exemplo da totalidade dos elétricos Volvo, fabricado, para já, em solo chinês), o EM90, cujo mercado principal deverá ser a China, recorre assim à mesma base técnica da proposta da Zeekr, a começar pela bateria com 116 kWh de capacidade e a permitir, segundo o mais benéfico ciclo chinês CLTC, cerca de 737 km de autonomia. Mas também um carregamento dos 10 aos 80% em menos de 30 minutos.
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Quanto ao motor escolhido para impulsionar o MPV sueco, anuncia uma potência máxima de 272 cv, atuando, apenas e só, sobre o eixo traseiro, o que, ainda assim, não impede uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h que a própria marca fixa nos 8,3 segundos.
A Volvo não confirma, no entanto, se o seu EM90 contará com a mesma motorização de topo do Zeekr 009, a qual, com uma configuração de dois motores elétricos, não só duplica a potência combinada, como corta para metade a aceleração dos 0 aos 100 km/h.
Sinónimo de luxo e opulência
Aliás e a justificar esta última opção, o facto da marca sueca preferir colocar o enfoque no conforto, luxo e até opulência que pode oferecer neste EM90. Com os responsáveis da Volvo a destacarem aspectos como a "tecnologia de isolamento acústico e cancelamento de ruído de topo", assim como a suspensão pneumática de câmara dupla, a que o fabricante chama de "pneus silenciosos".
Lançado numa configuração de seis lugares, o Volvo EM90 tem, tal como o rival Lexus LM, nas duas verdadeiras poltronas da segunda fila, os seus lugares de eleição, as quais não só dispõem de todo o tipo de regulações elétricas, aquecimento e ventilação, como ainda beneficiam de bandejas dobráveis e painéis de controle hápticos individuais, para regulação de várias funcionalidades. Tudo isto, a juntar a um ecrã de 15,6", que descai do tejadilho e tem acesso a plataformas de streaming, além de permitir a exibição de chamadas de vídeo.
Já nos lugares da frente, um ambiente bastante mais parecido com aquilo que é usual nos modelos Volvo, com os ocupantes a terem pela frente um ambiente minimalista e do qual se destaca um ecrã central de 15,4" para o sistema de infoentretenimento, a somar um painel de instrumentos para o condutor. Neste caso, tendo pela frente um volante com alguns comandos físicos.
Na China... para já
Embora sem revelar quais os mercados onde pensa vender este EM90 ou, até mesmo, se o modelo poderá chegar à Europa, onde poderia fazer frente ao Lexus LM, certo, para já, é que o primeiro MPV com emblema da Volvo começará o seu trajecto comercial pela China. Mercado onde, só em 2023, este tipo de veículos representou meio milhão de unidades.
Ainda assim, a marca sueca promete "analisar a procura de MPVs em todo o mundo, antes de lançar [o EM90] noutros mercados".