Além da elétrificação, a aposta da marca para melhorar a sua performance ambiental é amplificada a outros campos, e dessa forma agora a Volvo corta nos plásticos nos seus escritórios, cantinas e eventos realizados em todo o planeta. A Volvo tem visto nos veículos elétricos e híbridos uma forma de reduzir a sua pegada ambiental, mas pretende agora ir mais longe. Da mesma forma que em casa não basta apenas fazer a reciclagem, podendo ser adotados outros comportamentos como evitar desperdícios de água e energia e a escolha de materiais e produtos ecológicos no momento da compra, também agora o fabricante nórdico opta por alargar as práticas para benefícios ecológicos. Assim, a partir de agora a Volvo corta nos plásticos em diversos locais, evitando a utilização deste material com origem no petróleo para os seus escritórios, cantinas e eventos. E Portugal é considerado um exemplo a seguir, pois as instalações portuguesas da empresa já baniram totalmente os plásticos. A marca do XC40 explica que esta nova medida é um exemplo do seu apoio à campanha ambiental Clean Seas, das Nações Unidas, que tem vindo a alertar com diversas iniciativas para o problema da acumulação de plásticos nos oceanos. Uma situação que, certamente, é confirmada por múltiplas vezes pelos participantes da famosa Ocean Race. O anúncio de que agora a Volvo corta nos plásticos significa a substituição de 20 milhões de copos, talheres e recipientes por alternativas biodegradáveis e de menor impacto ambiental, à base de materiais como a madeira ou papel.