A Volvo revelou o Concept Recharge que antecipa muitas das soluções a serem introduzidas na nova geração do XC90. Este SUV será elétrico e irá estrear a futura imagem de design da marca sueca, estando previsto o seu lançamento em 2022.
A Volvo Cars está apostada na transformação para uma marca premium de automóveis elétricos e revelou o Concept Recharge que é apontado como um "manifesto antecipa para a próxima geração" de veículos elétricos e antecipa a imagem do futuro SUV XC90.
Com um visual mais radical do que o XC60 e o XC90, o Recharge adota a nova filosofia de design baseada no conceito "menos mas melhor". Ao eliminar a complexidade do motor de combustão interno, os estilistas da Volvo conseguiram maximizar as proporções do veículo, aumentando o espaço interior e melhorando a eficiência aerodinâmica.
A nova geração de automóveis elétricos da Volvo, a ser estreada pelo sucessor do atual XC90, terá um piso plano, cujo design final será muito similar ao protótipo Recharge.
A substituição do motor por um pack completo de baterias colocado sobre o piso permitiu o aumento da distância entre-eixos e da dimensão das rodas. O resultado traduziu-se saliências mais curtas, mais espaço interior e uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.
Nova linguagem de design
Além disso, os designers da Volvo reposicionaram os bancos, otimizaram o perfil do automóvel e baixaram o capot, mantendo a posição de condução elevada típica dos modelos Volvo XC40, XC60 e XC90. A marca sublinha que esta abordagem também permite a obtenção de ganhos de eficiência aerodinâmicos em comparação com um SUV tradicional, otimizando a autonomia elétrica.
O protótipo Recharge também introduz uma nova linguagem de design para a Volvo, com a tradicional grelha do motor a ser substituída por uma por uma estrutura semelhante a um escudo, suportada por uma nova interpretação do design dos faróis da Volvo "Martelo de Thor" que incluem tecnologia gráfica em HD.
Os faróis traseiros verticais, uma caraterística muito associada à Volvo, mantêm-se fiéis às origens, mas receberam uma nova interpretação, sendo capazes de se estender a velocidades mais elevadas para melhorar a aerodinâmica.
Ecrã central de 15" no habitáculo
O habitáculo recebe um ecrã tátil de 15 polegadas, que passa a ser a peça central de toda uma nova e melhorada experiência de utilizador possibilitada pelo novo sistema de infoentretimento da Volvo.
Desenvolvido para ser lógico e intuitivo, ajuda a proporcionar uma experiência calma e serena. A tecnologia de infoentretenimento mais recente apresenta-se em linha com outras caraterísticas do design escandinavo: traços simples e um uso de materiais naturais e sustentáveis no habitáculo.
LEIA TAMBÉM
Volvo Cars antecipa desenvolvimentos tecnológicos
A Volvo é conhecida pela sua preocupação com a segurança e o protótipo Recharge mantém-se fiel a essa filosofia. Um sensor LiDAR, desenvolvido pela empresa Luminar será uma peça fundamental no plano da empresa para a futura tecnologia de condução autónoma. Este sensor é colocado estrategicamente numa posição no tejadilho para assim melhor recolher toda a informação do ambiente em redor do automóvel.
Apesar de tecnicamente ser um protótipo, o Recharge antecipa muitas das soluções que serão introduzidas no futuro XC90, que deverá ser lançado em 2022.