A pensar na Segurança. Volvo investe na tecnologia óptica da israelita Spectralics

A Volvo Cars acaba de anunciar o investimento na start-up de tecnologia óptica Spectralics, para tornar os seus automóveis mais seguros.

Com uma preocupação permanente na Segurança, a Volvo Cars acaba de anunciar o investimento na start-up de tecnologia óptica Spectralics, com o propósito de tornar os seus automóveis mais seguros. Nomeadamente, através da capacidade de projecção de quaisquer imagens, nos vidros do automóvel.

Start-up especializada em tecnologia óptica e de imagem, a empresa israelita Spectralics possui um background em tecnologia aeroespacial, que lhe permitiu desenvolver tecnologia capaz de criar imagens e sistemas ópticos inovadores, abrangendo tanto o hardware como o software. E que, avança a Volvo Cars em comunicado, permitem uma ampla variedade de recursos ópticos avançados.

É, também, a pensar nestes avanços que a Volvo Cars acaba de realizar, através do Volvo Cars Tech Fund, um investimento na Spectralics, que lhe permite ter acesso, ainda que "no estágio inicial de desenvolvimento", a uma tecnologia que o fabricante considera "promissora" que "poderá contribuir para tornar os seus automóveis ainda mais seguros e revolucionar a experiência de utilizador dentro dos mesmos".

De resto e entre estas tecnologias, surge o MLTC, um combinador multicamadas que constitui um novo tipo de 'filme' óptico muito fino e "aplicável a superfícies transparentes de todas as formas e tamanhos". E que, integrada no pára-brisas ou nas janelas de um automóvel, deverá permitir a sobreposição de imagens nos vidros.

Assim e "configurada num pára-brisas, a tecnologia poderá criar um campo de visão amplo em modo head-up display", incutindo "uma sensação de distância conforme os objetos virtuais são sobrepostos ao ambiente do mundo real para uma experiência ainda mais segura e envolvente", refere, em comunicado, a Volvo Cars.

LEIA TAMBÉM
Na COP26. Volvo assina Declaração de Glasgow pelo fim das emissões

Ainda de acordo com a marca sueca, esta tecnologia "poderá ser utilizada em muitas outras aplicações, sendo os seus filtros avançados utilizados em detecção na cabine, câmaras frontais e projeções holográficas digitais.