Para avaliar a segurança dos automóveis novos, a Volvo Cars desenvolveu um novo teste de impacto que inclui uma queda de 30 metros. Tudo em nome da segurança, um valor fundamental para a marca.
Para a Volvo Cars, a segurança é um dos principais valores da marca, estando sempre a desenvolver novas soluções para melhorar a proteção dos ocupantes dos veículos e dos outros utilizadores da estrada.
No âmbito da sua estratégia de otimização da segurança, os especialistas da Volvo Cars Traffic Accident Research Team foram mais longe e realizaram um teste inédito, lançando os seus automóveis novos de uma altura de 30 metros.
O objetivo consistiu na simulação adequada dos danos que ocorrem nos cenários de colisão mais extremos como, por exemplo, acidentes com um único automóvel a alta velocidade, um embate com um camião a alta velocidade ou sinistros em que um automóvel é atingido lateralmente com gravidade.
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Nesse tipo de acidentes é muito elevada a probabilidade que os ocupantes estejam em estado crítico. A prioridade das equipas de regaste passa por retirar as pessoas do automóvel e levá-las ao hospital o mais rapidamente possível, usando ferramentas de resgate hidráulicas.
Os especialistas em resgates falam frequentemente da "hora de ouro" - nessa hora tem de ser possível fazer o resgate e levar o paciente ao hospital.
Teste com dez modelos diferentes
Tradicionalmente, as equipas de resgate obtêm os seus veículos de teste no ferro-velho. No entanto, esses automóveis têm em média já duas décadas de idade sendo, quer em termos de resistência ao aço, da construção da safety cage e da durabilidade em geral, muito distintos dos automóveis modernos.
Com o objetivo de obter resultados mais atualizados, a Volvo Cars Traffic Accident Research Team decidiu acelerar o processo e utilizar automóveis novos, deixando-os cair de um guindaste a uma altura de 30 metros.
Na realização destes testes foram utilizados dez veículos da Volvo Cars, de modelos diferentes. Antes da queda, os engenheiros de segurança da Volvo Cars fizeram cálculos exatos sobre a quantidade de pressão e força a que cada automóvel precisa de estar sujeito para atingir um nível de dano consequente.