Portal de Inovação da Volvo Cars permite criar apps para automóveis

A Volvo Cars lançou um portal de inovação para apoiar os criadores internos ou externos no desenvolvimento de apps novas para os automóveis.

A Volvo Cars lançou um portal de inovação para apoiar os criadores internos ou externos no desenvolvimento de apps novas para os automóveis da marca sueca. Os recursos são disponibilizados gratuitamente.  

A Volvo Cars lançou o portal de inovação que disponibiliza, de forma gratuita, uma ampla variedade de recursos e ferramentas, permitindo que agentes externos criem novos serviços e novas apps para automóveis.

O desenvolvimento mais amplo de software e de serviços para os seus produtos irá aumentar as possibilidades de personalização dos automóveis pelos clientes da Volvo Cars

Volvo XC40 Recharge: emulador do sistema operativo Android Automotive

A informação disponibilizada no site dirige-se a vários tipos de utilizadores, desde programadores profissionais a curiosos ou adeptos da tecnologia. A disponibilização gratuita desta informação dá continuidade à tradição da marca sueca de partilha de conhecimento e pesquisa. O objetivo último passa pela construção de estradas mais seguras para todos.

"Os nossos automóveis estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e mais conectados, e com isso, os nossos clientes estão a aumentar a procura de apps e de serviços", afirma Henrik Green, Chief Technology Officer da Volvo Cars.

"Ao tornar estes recursos públicos, estamos a apoiar os criadores do seu desenvolvimento sejam eles internos ou externos à nossa empresa. Estamos assim a trabalhar com os melhores dos melhores nas suas áreas", acrescenta.

Emulador recria sistema operativo

Os recursos disponíveis no Innovation Portal incluem o emulador que recria o Android Automotive Operating System, assim como as apps Google utilizadas em automóveis novos da Volvo, fornecendo aos programadores uma experiência precisa do sistema do automóvel nos seus computadores. Este emulador é uma ferramenta útil para projetar, desenvolver, testar e publicar apps diretamente no Google Play do automóvel.

Imagem projetada do LiDAR

A plataforma incluirá a Extended Vehicle API. Esta será a primeira vez que a Volvo Cars disponibiliza esta ferramenta ao público. Com o consentimento dos clientes, a API permite que os programadores e outros agentes tenham acesso aos dados do painel do automóvel, como carga / nível de combustível e distância percorrida, e os utilizem para criar e fornecer novos serviços. Ao longo do tempo serão disponibilizadas dados e fontes de dados adicionais 

Entre os outros recursos estão incluídos um conjunto de dados LiDAR e um modelo de automóvel 3D de produção para download do Volvo XC40 Recharge.

LEIA TAMBÉM
Para carros autónomos? Volvo regista patente de volante deslocável

Em conjunto com a Luminar, a Volvo Cars disponibiliza o conjunto de dados LIDAR, obtidos por sensores de alto rendimento que são capazes de detetar objetos ao redor do automóvel até 250 metros de distância examinando o ambiente com luz laser.

Este conjunto de dados pode ajudar os investigadores a melhorar os algoritmos relacionados com a deteção de LiDAR de longo alcance, um elemento crucial para criar automóveis autónomos que sejam  seguros em velocidades elevadas e em ambientes de tráfego complexos.

O Innovation Portal irá crescer à medida que forem adicionados mais recursos. Nos próximos meses, será lançado um modelo automóvel 3D totalmente funcional, que terá réplicas dos sensores físicos do automóvel, permitindo que os utilizadores testem os dados dos mesmos para fins de pesquisa e de educação. Os programadores poderão também usar o modelo para criar novas funções e novos serviços.