Em ambiente intensivo. Volvo Cars vai testar carregamentos wireless

A Volvo Cars avança para o carregamento wireless dos seus elétricos, sendo que os testes vão decorrer em Gotemburgo, com serviço de táxis.

A Volvo Cars quer avançar para o carregamento wireless dos seus carros elétricos. A fase de testes em ambiente real vai decorrer durante três anos, em Gotemburgo... através de um serviço de táxis.

O projecto que visa a implementação da tecnologia de carregamento das baterias de veículos elétricos, sem recurso a cabos, nos carros da Volvo, vai ser desenvolvido e testado em colaboração com a Cabonline, o maior operador táxi da Escandinávia.

Na sequência desta parceria, a empresa de táxis vai passar a utilizar uma pequena frota de modelos XC40 Recharge 100% elétricos, testando, dessa forma, a viabilidade e potencial desta tecnologia, mais concretamente, como forma de carregamento de veículos elétricos.

Gotemburgo será o palco dos testes da Volvo com a tecnologia de carregamento wireless
Gotemburgo, na Suécia, será o palco dos testes da Volvo Cars com a tecnologia de carregamento wireless

Sobre a tecnologia propriamente dita, a Volvo Cars revela, em comunicado, que as estações de carregamento utilizadas durante a fase de testes serão fornecidas pela Momentum Dynamics, uma empresa líder no fornecimento deste tipo de sistemas.

LEIA TAMBÉM
Ride Pilot. Volvo Cars anuncia condução autónoma ainda para 2022

Quanto ao funcionamento, o carregamento começa automaticamente assim que um veículo compatível, equipado com a unidade receptora, estaciona na zona delimitada onde o emissor se encontra. Permitindo, dessa forma, que as baterias sejam recarregadas, sem que os motoristas tenham, sequer, de sair do automóvel.

A marca sueca explica, ainda, que, para ser mais fácil alinhar a viatura com a zona de carregamento delimitada, serão utilizadas câmaras de 360º graus. Sendo que, uma vez alinhado automóvel, o processo inicia-se com uma potência de carregamento de mais de 40 kW, ou seja, quatro vezes mais potente e rápida que os carregadores domésticos AC de 11 kW. E quase tão rápida como os carregadores de DC de 50 kW.

O próprio sistema ajuda o condutor a alinhar o carro com o emissor de carregamento
O próprio sistema ajuda o condutor a alinhar o carro com o emissor de carregamento

No total, os automóveis da Volvo serão utilizados mais de 12 horas/dia e conduzidos cerca de 100.000 km/ano. O que também torna este teste o primeiro capaz de avaliar a durabilidade de viaturas totalmente elétricas da marca, num cenário de uso comercial, recorda o fabricante.