Mantendo como objectivo acabar com a pegada de carbono dos seus automóveis, até 2040, a Volvo Cars prepara-se para inovar, também, nos materiais utilizados no fabrico dos mesmos. Mais concretamente, recorrendo a aço fabricado sem recurso a combustíveis fósseis, cuja produção deverá arrancar já em 2026.
O alcançar de mais este objectivo, tornar-se-á possível, segundo fabricante automóvel sueco, na sequência de uma parceria, entretanto celebrada, entre a Volvo Cars e o fabricante sueco de aço SSAB. E que permitirá à marca de Gotemburgo beneficiar dos avanços conseguidos ao abrigo do projecto HYBRIT.
Criado pela SSAB, pela produtora de minério de ferro LKAB e pela empresa de energia Vattenfall, o projecto HYBRIT tem como meta principal conseguir substituir o carvão fóssil, usado tradicionalmente na produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio.
Com os seus esforços, as empresas envolvidas esperam conseguir criar a primeira tecnologia de produção de aço, sem recurso a combustíveis fósseis do mundo. E com pegada de carbono praticamente nula.
Com a celebração da parceria agora anunciada, a Volvo Cars espera vir a tornar-se no primeiro fabricante automóvel a utilizar o novo aço que a SSAB prevê produzir, na sequência do projecto HYBRIT. Algo que deverá acontecer numa fábrica-piloto erigida em Lulea, na Suécia.
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Uma vez na posse deste novo aço, a Volvo Cars prevê não só realizar várias testes, como, até mesmo, construir, com ele, um protótipo. Algo que, segundo a SSAB, deverá ser possível já a partir de 2026, altura em que o fabricante sueco de aço espera já a estar a produzir o novo material, numa escala comercial considerável.
"À medida que reduzimos de forma contínua a nossa pegada de carbono total, sabemos que o aço é uma das áreas importantes onde teremos de atuar", comenta o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, acrescentando que "a colaboração com a SSAB na produção de aço sem recurso a combustíveis fósseis pode resultar em reduções significativas de emissões na nossa cadeia de produção".
Já o Presidente e CEO da SSAB, Martin Linqvist, explica que "estamos a construir uma cadeia de valor completamente livre de combustíveis fósseis. A nossa tecnologia inovadora não possui praticamente nenhuma pegada de carbono e ajudará a fortalecer a competitividade dos nossos clientes. Pretendemos, em conjunto com a Volvo Cars, desenvolver produtos de aço sem recurso a combustíveis fósseis para os automóveis do futuro".
Recorde-se que a Volvo Cars pretende reduzir, até 2025, a pegada de carbono do ciclo de vida de cada automóvel, em 40%. Até 2040, a empresa pretende ter um impacto climático neutro.