A Volvo Cars está em festa. A marca sueca está a comemorar, esta quarta-feira, dia 14 de abril, 94 anos de existência, depois de ter sido fundada em 1927, com o propósito anunciado de fazer do Automóvel, um meio de transporte mais seguro. Propósito que a Volvo Cars mantém até hoje...
Assinalando mais um aniversário, a Volvo Cars recorda, contudo e em comunicado, que a escolha deste dia, como dia da sua fundação, não decorre do facto da empresa ter sido constituída nesta data, mas, sim, ter sido o dia em que o primeiro Volvo saiu pelo portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. Para, em seguida, se fazer à estrada.
Ainda segundo reza a história relatada pela marca sueca, tudo aconteceu às 10 horas do dia 14 de abril de 1927, data em que Hilmer Johansson, então o director de Vendas da Volvo Cars, conduziu para a rua o Volvo ÖV4, que também ficaria conhecido, na sua carroçaria descapotável azul-escura e motor de quatro cilindros, como 'Jakob'.
Construído entre 1927 e 1929, do ÖV4, com a sua carroçaria construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, e coberta com folha metálica, seriam construídas apenas 275 unidades. Número, ainda assim, suficiente para impulsionar um fabricante automóvel que comemora, agora, 94 anos de existência.
LEIA TAMBÉM
Segurança em primeiro lugar. Detetives da Volvo comemoram 50 anos
O sonho de Assar Gabrielson e Gustav Larson
No entanto, ainda antes da saída do 'Jakob' da fábrica de Lundby, a história da Volvo Cars começa com o sonho de dois homens, Assar Gabrielson e Gustav Larson, os quais decidiram responder a um vazio detectado no mercado - o da inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia.
Na altura, Assar e Gustav viam como preocupante, a elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20, facto que os levou proferir uma frase que haveria de tornar-se história e a servir de mote para a criação da marca: "Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.".
De resto, é a própria Volvo Cars que, atingidos os 94 anos de existência, garante que, o posicionamento e os valores da Marca, "nunca mudaram", com o foco a permanecer "nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito".
A apoiar esta certeza, a marca sueca recorda alguma das inovações introduzidas pelo fabricante, nos automóveis, ao longo destes mais de 90 anos, em termos de segurança. E que vão desde o cinto de três pontos à terceira luz de travagem, dos airbags e deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais, com travagem automática, até aos muitos outros gadgets de segurança.
Inovações que, garante a Volvo, foram introduzidos sem as restrições de uma patente. Porque, salienta, a segurança e a vida não têm preço para a marca sueca e o seu objectivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam.
O desafio da sustentabilidade
Finalmente e para o presente ano de 2021, a Volvo Cars, que desde 2010 passou para mãos chinesas, e mais concretamente para a propriedade da Zhejiang Geely Holding, anuncia a elevação da sustentabilidade, ao mesmo patamar de importância da segurança.
A Volvo anunciou já a intenção de reduzir a sua peugada ecológica, sendo que, o objectivo, passa por fazer do construtor uma empresa de impacto ambiental neutro, até 2040. Ou seja, já bastante depois de ter celebrado o centenário...