O Volvo Concept Truck é o protótipo de um camião híbrido para transporte de longo que está a ser desenvolvido pela Volvo Trucks. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/02/58377.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/02/58378.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/02/58379.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/02/58381.jpg] A Volvo Trucks está a desenvolver um camião híbrido para transporte de longo curso. Este trabalho do construtor sueco deu origem ao protótipo Volvo Concept Truck, que permite reduzir o consumo entre 5 a 10% em comparação com um veículo tradicional. Para alcançar este resultado, o protótipo foi otimizado ao nível da aerodinâmica, da resistência ao rolamento e do peso em vazio, ao que se junta uma cadeia cinemática híbrida. Esta última inclui um sistema de regeneração de energia cinética que permite a sua recuperação quando o camião tem de percorrer descidas com pendentes superiores a 1% ou quando o motorista recorre ao sistema de travagem. A energia recuperada é armazenada nas baterias do camião e é utilizada para propulsionar o veículo em modo elétrico em estradas planas ou com subidas suaves. A autonomia em modo elétrico é de aproximadamente dez quilómetros, possibilitando a entrada em zonas de emissões zero ou de baixo nível de ruído. No transporte de longo curso, a Volvo acredita que a cadeia cinemática híbrida permitirá ao veículo efetuar até 30% do tempo de condução com o motor de combustão desligado, com reflexos positivos ao nível do consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono. Esta tecnologia híbrida baseia-se nos conhecimentos técnicos da Volvo Buses com autocarros híbridos e elétricos, assim como na experiência obtida na utilização daqueles veículos. Texto: Carlos Moura. Artigo publicado originalmente no site da Turbo Oficina