O operador de transportes públicos de Bruxelas vai receber mais 128 autocarros Volvo 7900 Hybrid em 2021. O objetivo é melhorar a qualidade de serviço aos passageiros e reduzir a pegada de carbono do transporte.
A Volvo Buses recebeu uma encomenda do operador de transportes públicos de Bruxelas, STIB-MIVB, para o fornecimento de 128 autocarros híbridos. Além dos veículos, o contrato prevê opções para a assistência e manutenção da cadeia cinemática e das baterias.
A aquisição dos 128 autocarros Volvo 7900 Hybrid faz parte do acordo assinado entre a marca sueca e o operador da capital da Bélgica em 2018.
Desde então, a Volvo Buses já procedeu à entrega de 110 autocarros híbridos para a rede de transportes públicos de Bruxelas. O primeiro lote de autocarros permitia o acesso ao sistema de gestão de frotas da Volvo Buses.
O novo lote de 128 autocarros irá ser entregue em 2021. O objetivo da STIB-MIVB passa pela eletrificação gradual de toda a frota de autocarros em operação na capital belga.
Melhoria da oferta de transporte público
"A rede de autocarros de Bruxelas está a ser rapidamente desenvolvida em função de dois eixos complementares: transição energética e redesenho das nossas carreiras para aumentar a oferta de transporte público em quase 30% nos próximos meses", afirma Renaud de Saint Moulin, vice-presidente da STIB-MIVB e responsável pela área de Sistemas de Transportes.
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"A frota de autocarros híbridos constitui um pilar fundamental que permite à STIB alcançar este duplo objetivo. A Volvo registou um excelente recorde de performance em Bruxelas nos anos '80 e '90 com a sua gama B59, que permitiu uma importante evolução no serviço oferecido aos nossos passageiros", sublinha o vice-presidente da STIB-MIVB.
"Estamos satisfeitos por continuar a melhorar a nossa qualidade de serviço e a diminuir significativamente a nossa pegada ambiental com os novos autocarros Volvo 7900 Hybrid", acrescenta o responsável.
Redução no consumo até 40%
O Volvo 7900 Hybrid utiliza o modo elétrico até aos 20 km/h, sendo depois ativado automaticamente um pequeno motor diesel. As baterias do autocarro são carregadas com energia recuperada durante as fases de desaceleração e travagem, não sendo necessária uma infraestrutura de carregamento.
Segundo a Volvo Buses, o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono são inferiores entre 25% a 40% em comparação com um autocarro similar com motor convencional a gasóleo. As emissões de partículas de NOx são 50% inferiores.