Tecnologia S-Charge permite aumentar a autonomia e a velocidade máxima de circulação em modo elétrico dos autocarros híbridos da Volvo.
Os novos autocarros híbridos (HEV) da Volvo equipados com a tecnologia "S-Charge" passam a oferecer uma maior autonomia em modo elétrico e uma velocidade mais elevada. Esta solução permite a operação em zonas urbanas de emissões zero ou em outras áreas sensíveis.
A nova gama de autocarros Volvo S-Charge permite circular em modo elétrico a uma velocidade até 50 km/h em vez de 20 km/h. Em função do clima e da topografia, o veículo pode percorrer cerca de um quilómetro utilizando apenas a energia armazenada nas baterias, obtida a partir da recuperação durante as fases de desaceleração e travagem.
A mais recente atualização também incluiu melhorias na conectividade e no sistema da Volvo de geo-referenciação, Volvo Zone Management, que permite ao operador programar a alteração automática para o modo elétrico nas zonas selecionadas, sendo a sua velocidade regulada sem intervenção do motorista. O sistema também possibilita a definição de zonas para poupar energia elétrica para assegurar a operação se emissões na próxima zona de emissões zero.
Redução de consumo energético
O novo Volvo S-Charge permite a operação em qualquer rota, uma vez que não é necessária qualquer infraestrutura de carregamento. Outra vantagem consiste na possibilidade de uma condução silenciosa, sem emissões e eficiente em termos de energia elétrica antes da chegada a uma paragem, durante a entrada e saída de passageiros, e na saída. Isto permite não só reduzir as emissões, mas também criar paragens e zonas onde os autocarros circulam em modo silencioso e elétrico.
De acordo com a Volvo Buses, o novo S-Charge permite reduzir a pegada de carbono até 40% em comparação com autocarros diesel convencionais. Os autocarros também podem utilizar biocombustível para assegurar uma maior redução nas emissões de dióxido de carbono.
A gama S-Charge da Volvo está disponível na configuração convencional de 12 metros (Volvo 7900 S-Charge), na variante articulada de 18 metros (Volvo 7900 S-Charge Articulated) e como chassis (Volvo B5L S-Charge), que pode ser carroçado em como autocarro de um piso ou dois pisos.