Amazon encomenda 20 camiões elétricos à Volvo para Alemanha

A Volvo Trucks iniciou a produção de camiões elétricos e já garantiu um contrato da Amazon para o fornecimento de 20 Volvo FH Electric

A Volvo Trucks iniciou a produção de camiões elétricos e já garantiu um contrato da Amazon para o fornecimento de 20 Volvo FH Electric para a frota da Alemanha.

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de camiões elétricos com peso bruto até 44 toneladas e vai fornecer um lote de 20 Volvo FH Electric à Amazon na Alemanha.

Os novos camiões elétricos da Amazon vêm substituir unidades congéneres com motores diesel e desempenham um papel importante nas iniciativas de descarbonização ao longo da cadeia de abastecimento.

"A Amazon está empenhada na descarbonização da sua frota, mas tem-se revelado difícil de conseguir na milha intermédia", comenta Andreas Marschner, Vice Presidente dos Serviços de Transporte da Europa da Amazon.

Volvo FH Electric

"É por isso que a introdução destes camiões elétricos da Volvo na nossa frota é um marco tão importante. Estamos a implementar um dos programas mais rápidos de eletrificação da frota de comerciais e iremos continuar a investir e inovar para descarbonizar para podermos entregar encomendas aos clientes com emissões zero", acrescenta Andreas Marschner.  

Os Volvo FH Electric estão equipados com uma bateria de 540 kWh que fornece a energia necessária ao motor elétrico que desenvolve uma potência em contínuo de 490 kW. A autonomia pode chegar aos 300 quilómetros entre carregamentos, mas o Volvo FH Electric pode percorrer até 500 quilómetros por dia com recurso a um carregamento intermédio durante, por exemplo, uma pausa para refeição.

Produção em Tuve e Ghent

A Volvo Trucks iniciou no passado mês de setembro a produção em série de camiões elétricos com peso bruto até 44 toneladas, incluindo os modelos Volvo FH, Volvo FM e FMX, os quais representam dois terços das vendas da marca sueca.

Com estes novos modelos, a Volvo Trucks passou a contar com seis modelos de camiões elétricos em produção em série – a mais ampla linha de camiões elétricos do setor.

A produção arrancou na fábrica de Tuve, na Suécia, devendo-se estender no próximo ano à unidade de Ghent, na Bélgica. Os camiões elétricos e convencionais são produzidos na mesma linha de montagem, com ganhos em termos de flexibilidade e eficiência.

Aumento da procura

A Volvo Trucks adianta que a procura por camiões elétricos está a aumentar rapidamente em muitos mercados, existindo uma necessidade notória no setor do transporte rodoviário de mercadorias. O portfólio de viaturas elétricas da Volvo Trucks pode abranger cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas na Europa atualmente.

"Vendemos cerca de 1000 unidades de camiões elétricos pesados e mais de 2600 de camiões elétricos no total" comenta Roger Alm, CEO da Volvo Trucks.

LEIA TAMBÉM
Volvo Trucks já iniciou testes com camiões a hidrogénio

"Esperamos que as vendas aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos camiões que vendemos globalmente devem ser elétricos", acrescenta. 

A oferta elétrica de seis modelos de camiões da Volvo Trucks abrange uma ampla gama de aplicações, como distribuição urbana e tratamento de resíduos urbanos, transporte regional e trabalhos de construção.