A Volvo anunciou que vai chamar mais de 100.000 carros à oficina para solucionar um problema no travão automático de segurança que pode resultar na perda daquela função durante a condução.
A Volvo Cars vai chamar mais de 100.000 carros à oficina em todo o mundo devido a problemas no travão automático de segurança que afetam todos os modelos da marca sueca.
Considerado como "raro" pelo fabricante sino-sueco, o problema afeta a função de apoio à travagem eletrónica, o qual tem a função de intervir em caso de uma emergência. A anomalia não tem qualquer impacto quando o condutor trava pessoalmente utilizando o pedal do travão.
Os carros afetados incluem todos os modelos de 2023 da Volvo. No total vão ter de ser chamados à oficina 106.619 carros em todo o mundo. Os proprietários vão ser contactados e a marca sueca garante que uma atualização gratuita do software irá resolver o problema.
LEIA TAMBÉM
Conheça as marcas que tiveram mais recalls em 2022
Num comunicado, a Volvo Cars refere que vão ser chamados 106.691 carros à oficina em vários mercados "devido a um potencial problema com o software do módulo de controlo do travão". A marca acrescenta que em "alguns casos raros, isto pode resultar na perda das funções de apoio à travagem eletrónica durante a travagem, embora a capacidade de travagem permaneça através do pedal do travão".
"Para solucionar o problema nos veículos afetados, a Volvo Cars irá atualizar o software relacionado com o módulo de controlo do travão".