E se a Volkswagen passasse a chamar-se... Voltswagen? Embora a ideia possa parecer uma brincadeira de 1 de abril, a verdade é que a informação foi difundida pela própria empresa, ainda que apenas para o mercado americano. Será??...
A notícia foi subitamente - e, ao que tudo indica, inadvertidamente - divulgada pela própria Volkswagen of America, através de um press release publicado no site oficial da empresa. O qual, claro está, deixou toda a gente incrédula - 'Voltswagen'?!...
Embora, inicialmente, até pudesse ser encarado como uma partida - antecipada - de dia 1 de abril, ou até mesmo um marketing "louco" destinado a promover os seus futuros elétricos para o mercado norte-americano, a verdade é que, contactada pela habitualmente circunspecta Automotive News, "fonte familiarizada com os planos" da Volkswagen of America, não só garantiu que não se tratou de uma brincadeira, como confirmou a intenção!
O mesmo aconteceu, de resto, com o diário norte-americano USA Today, o qual, ao tomar conhecimento da notícia, contactou fonte interna da empresa. A qual, além de confirmar de que se trata de algo já decidido, acrescentou, inclusivamente, que a medida tornar-se-á permanente.
De resto e se dúvidas houvessem, a própria TURBO teve acesso ao press release, no qual a Volkswagen of America assegura a mudança de nome para "Voltswagen of America". Medida que, no entender da companhia, deve ser visto como "uma declaração pública do futuro investimento da empresa em e-mobilidade".
Quanto à mudança propriamente dita, terá início, ainda de acordo com o mesmo press release, a partir de maio de 2021, abarcando, ainda, aquelas que são "as directrizes da companhia, e até mesmo "o design do site VW.com".
Apesar de todas estas informações, a verdade é que a situação ainda causa espanto. Desde logo, porque nem sequer era conhecida qualquer iniciativa, da parte do construtor alemão, junto, tanto do US Patent and Trademark Office, como do World Intellectual Property Organization, no sentido de registar a designação 'Voltswagen'.
LEIA TAMBÉM
Ainda para 2021. Volkswagen Group desvenda tudo o que aí vem
Além deste facto, importa, também não esquecer que, tal medida, implica toda uma alteração gigantesca, ainda para mais, num construtor que continua a ter nos modelos com motor de combustão, a sua principal oferta nos EUA. Já no que diz respeito a elétricos puros, apenas um, ainda por lançar: o crossover ID.4.
Aliás, o próprio CEO da marca, Ralf Brandstätter, assumiu, recentemente, que o fabricante "vai necessitar, ainda durante algum tempo, dos motores de combustão". Desde logo, porque modelos como o Golf, Passat, T-Roc e Tiguan, prometem continuar a ser o coração da oferta da Volkswagen, também nos EUA.
Ainda assim, em prol da medida, o facto desta não ser a primeira vez que o grupo alemão toma uma iniciativa do género. Em 2003, a Volkswagen quando decidiu "transformar" o nome da cidade onde nasceu, Wolfsburgo, em Golfsburg.
Algo que aconteceu, no entanto, apenas temporariamente, e com o objectivo assumido de assinalar o lançamento da quinta geração do então já incontornável Golf...