Com o fim do Estado de Emergência em Portugal, são muitos os portugueses que voltarão a pegar no carro, há muito estacionado à porta de casa. No entanto, há cuidados que importa ter, antes de voltar a utilizar o automóvel. A Turbo dá-lhe algumas dicas sobre a melhor forma de o fazer.
Um mês e treze dias. Este foi o período de tempo que o Estado de Emergência esteve em vigor no nosso país.
Findado a 3 de maio, o mais certo, no entanto, é que, este período de confinamento obrigatório, não tenha sido muito simpático para o seu carro. Principalmente, se ficou imóvel e/ou estacionado, o tempo todo, ao ar livre.
Se este é o seu caso, então, o melhor conselho que lhe podemos dar, é, sem dúvida, que não deixe de preparar, previamente, o seu automóvel, antes de lhe dar, novamente, uso. Até para minimizar o risco de este lhe falhar, no pior momento possível.
LEIA TAMBÉM
Coronavírus: como abastecer o seu carro e evitar o contágio
Eis algumas dicas que deve ter em mente, antes de voltar a utilizar o seu automóvel:
1. Desinfete o seu carro
Antes mesmo de começar a circular, desinfete o seu carro. Quer no interior, quer no exterior, com foco especial nas zonas com as quais as suas mãos mais contactam. Como é o caso do volante, dos manípulos das portas e da manete da caixa de velocidades.
2. Bateria
A bateria é um dos principais componentes a sofrer com a inatividade do seu automóvel. Correndo o risco de, no momento em que desejar utilizá-lo, este nem sequer arranque.
Assim e para evitar esta desagradável situação, aconselhamos que comece por carregar a bateria, recorrendo a um carregador, ou então, que compre cabos de arranque; não se esqueça que terá que os utilizar com outro veiculo.
No caso do seu carro permanecer imobilizado durante as próximas semanas, o nosso conselho é que desconecte a bateria, pois, desta forma, esta não perde a carga.
Outra precaução importante, é estacionar o seu carro de marcha-atrás, quer num lugar na rua, quer na sua garagem. Já que, assim, caso a bateria não funcione, poderá empurrá-lo do lugar com maior facilidade.
Caso necessite de ajuda, também pode ligar para o seu seguro, para que vão em seu auxílio.
3. Pneus
Com a imobilização, o seu carro manteve o peso, durante muito tempo, sobre uma zona especifica dos pneus. Os quais também terão perdido pressão.
Assim, aconselhamos que, antes de qualquer outra medida, verifique a pressão e, se necessário, encha-os de ar numa estação de serviço.
4. Líquidos
Antes de voltar a utilizar o seu automóvel, verifique os níveis do óleo do motor, do anti-congelante e do líquido dos travões.
Aconselhamos, também, que, quando ligar o seu carro pela primeira vez, que não o submeta logo a acelerações intensas, e que lhe dê tempo para que estes líquidos fluam outra vez. Para que, deste modo, atinjam, progressivamente, a sua temperatura ideal de funcionamento.
5. Sistema elétrico
Para além da bateria, verifique se existe algum aviso no painel de instrumentos ou no computador de bordo, e teste o funcionamento de todas as luzes e piscas, antes de arrancar.
6. Limpa-vidros
Se deixou o seu carro na rua, este teve que lidar como diferenças de temperatura, com chuva, e, sobretudo, com o sol.
A junção destes elementos causa degradação nas escovas limpa-vidros do seu carro, que, por sua vez, podem causar danos aos seus vidros. Tenha atenção a estes componentes.
7. Ar condicionado
Outro elemento que sai prejudicado com a inatividade. Nas primeiras vezes que circular com o seu carro, ligue-o durante alguns minutos, mantendo as janelas abertas.
8. Teste o seu carro
Recomendamos que circule previamente com o seu carro, antes de o utilizar numa tarefa necessária e mais exigente. Ou seja, dê uma volta com o automóvel, a um ritmo calmo e cuidado, para verificar se existem ruídos estranhos, e se o seu automóvel se comporta da forma esperada, em estrada.
LEIA TAMBÉM
O óleo do meu carro está negro. Devo mudá-lo?
Por exemplo, teste, com cuidado, o funcionamento dos seus travões, para assim lubrificar os sistema de travagem e limpar os resíduos que ficam acumulados nos discos, quando estes não são utilizados.