Primeiros camiões Volta Zero equipados com pneus Bridgestone

A Bridgestone vai fornecer pneus à Volta Trucks para as unidades de lançamento do camião elétrico Zero e também para a frota de protótipos.

A Bridgestone vai fornecer pneus à Volta Trucks para as unidades de lançamento do camião elétrico Zero e também para a frota de protótipos que serão testados pelos clientes.

A Volta Trucks e a Bridgestone assinaram um acordo que prevê o fornecimento de pneus da marca japonesa para as unidades de lançamento do camião elétrico Zero e para os protótipos que vão começar a ser testados por operadores europeus no início de 2021.

O Volta Zero vai receber pneus 285/70R19.5 146/144M R-Steer 002 da Bridgestone para os eixos dianteiro e traseiro.

Segundo a marca japonesa, o padrão direcional do pneu oferece um desempenho ideal para veículos totalmente elétricos com um binário elevado e, graças ao design direcional do piso, o pneu R-Steer também oferece uma redução significativa no ruído.

Esta é uma qualidade fundamental para o Volta Zero, projetado principalmente para uso em centros urbanos, com o seu sistema de propulsão silencioso e totalmente elétrico que permite que seja dirigido em áreas urbanas 24 horas por dia, mesmo naquelas que seguem padrões mais restritos de poluição sonora.

Desenhado para distribuição urbana

Com peso bruto de 16 toneladas, o Volta Zero é um camião elétrico que foi desenvolvido expressamente para a distribuição de mercadorias na cidade, reduzindo o impacto ambiental das entregas nos centros urbanos.

Projetado desde o início para ter uma autonomia de 150 a 200 quilómetros, o Volta Zero vai permitir uma redução de aproximadamente 180 mil toneladas de CO2 até 2025.

Além da autonomia e da capacidade de carga, um outro critério levado em consideração no desenvolvimento do Volta Zero foi a segurança. Assim, este camião foi projetado para ser uma das referências neste domínio.

LEIA TAMBÉM
Volta Trucks revela primeiro camião elétrico de distribuição

Entre as caraterísticas inovadoras é a sua cabina baixa em vidro e com o posto de condução localizado no centro do habitáculo numa posição mais baixa do que a habitual neste tipo de veículos.

Esta solução tornou-se possível com a eliminação do motor de combustão interna, permitindo assegurar uma ampla visibilidade de 220º ao motorista e reduzindo os ângulos mortos.

O primeiro protótipo Volta Zero será lançado ainda em 2020. Os primeiros veículos de teste piloto começarão a ser avaliados pelos clientes no primeiro trimestre de 2021.