A Volta Trucks vai lançar um camião elétrico de distribuição urbana, com uma autonomia até 200 quilómetros e compartimento de carga para 16 europaletes. É o Volta Zero…
A start-up sueca Volta Trucks apresentou oficialmente o seu primeiro camião elétrico com peso bruto de 16 toneladas. Designado Volta Zero foi projetado especificamente para operações de distribuição urbana.
O novo camião elétrico de distribuição tem um comprimento máximo de 9,46 metros, uma altura de 3,47 metros, uma largura de 2,55 metros e uma distância entre-eixos de 4,80 metros.
O Volta Zero foi desenhado para otimizar a capacidade de carga e minimizar o número de veículos da frota do operador. O seu design permite a operação em ruas estreitas e efetuar o mesmo serviço do que três ou quatro veículos de 3,5 toneladas.
O Volta Zero possui uma capacidade de carga de 8600 kg e oferece um volume útil de carga de 37,7 m3, permitindo acomodar 16 europaletes.
A Volta Trucks também irá disponibilizar uma caixa refrigerada, mantendo inalterado o volume útil de carga. A start-up decidiu integrar a utilização da bateria do veículo na unidade de refrigeração do compartimento de carga.
A Volta Trucks irá utilizar uma bateria de fosfato de iões de lítio com uma capacidade entre 160 kWh e 200 kWh para permitir disponibilizar uma autonomia entre 150 quilómetros e 200 quilómetros.
LEIA TAMBÉM
Daimler mostra rivais para o camião da Tesla
Segundo o fabricante, estes valores de autonomia são mais do que suficientes para operações de distribuição de "última milha".
O Volta Zero vem equipado com um eixo elétrico nas rodas traseiras, que integra um único motor elétrico, a transmissão e o eixo numa unidade leve e compacta.
Revisto design interior
A remoção do motor de combustão interna permitiu aos designers e engenheiros repensar o estilo de um camião de distribuição. O condutor dispõe de uma visibilidade de 220º em redor do veículo.
A visão panorâmica é proporcionada por uma cabina em estilo de estufa, que possibilita a redução dos ângulos mortos. A proteção dos utilizadores vulneráveis das vias é reforçada por câmaras traseiras que substituem os espelhos retrovisores convencionais.
O banco do condutor está numa posição mais baixa do que num camião tradicional, estando a linha de visão a uma altura de 1,8 metros.
O Volta Zero dispõe de avançados sistemas de assistência ao condutor, que auxiliam na condução, nas manobras, no estacionamento e na segurança.
O condutor beneficia de sistemas como a direção assistida ativa, o assistente de sinais de trânsito, o assistente de marcha-atrás com câmara.
O veículo conta ainda com os auxiliares de mudança de direção e de manutenção na faixa de rodagem.
A produção do Volta Zero deverá começar em 2022 no Reino Unido, estando previsto o fabrico de 500 unidades até final do ano, devendo aumentar para 5000 unidades por ano em 2025.
A Volta Trucks foi fundada na Suécia e a sua sede está localizada em Estocolmo. Todavia, a maioria das operações será conduzida a partir do Reino Unido.