O primeiro. Volkswagen Group e chinesa Xpeng vão lançar SUV elétrico em conjunto

A alemã Volkswagen e a chinesa Xpeng vão lançar um SUV elétrico, como primeiro produto da parceria celebrada em 2023.

Embora hoje em dia já com uma gama de automóveis elétricos, a Volkswagen celebrou uma parceria com a start-up chinesa XPeng, na sequência da qual, não só se tornará accionista da smart-up chinesa, como lançará duas novas propostas elétricas em conjunto com a empresa de Xangai. O primeiro, sabe-se agora, será num SUV.

O anúncio da escolha de um Sport Utility Vehicle (SUV) como primeira proposta desta nova joint-venture foi feito já esta quinta-feira, com a novidade acrescida de que o modelo resultará de um "acordo mestre" que prevê o desenvolvimento conjunto, tanto da plataforma, como do software.

Ao mesmo tempo, Volkswagen e XPeng darão início a um programa conjunto de aproveitamento de peças para plataformas e veículos produzidos por ambos os parceiros, como forma de reduzir os custos de produção.

O Xpeng G9 é um SUV elétrico com o qual a start-up chinesa pretende fazer frente ao Porsche Cayenne
O Xpeng G9 é um SUV elétrico com o qual a start-up chinesa pretende fazer frente ao Porsche Cayenne

Recorde-se que Volkswagen Group e XPeng celebraram uma parceria em julho último, a qual previa não só que o grupo alemão comprasse 4,99% das acções da start-up chinesa (compra que ficou concretizada em dezembro), por cerca de 700 milhões de dólares (pouco mais de 646 milhões de euros), mas também o lançamento, em conjunto, de dois modelos 100% elétricos, até 2026.

No entender do Volkswagen Group, a economia de escala resultante da compra conjunta de peças e materiais, mas também da combinação de esforços nos esforços de inovação em domínios como o design ou a engenharia, permitirá reduzir em mais de 30 por cento, os tempos de desenvolvimento de novos produtos.

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"No maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, a velocidade é fundamental", defendeu, em declarações reproduzidas pela Automotive News Europe, o membro do Conselho de Administração do Volkswagen Group para o mercado da China, Ralf Brandstatter.

Ainda sobre os veículos que vierem a ser desenvolvidos ao abrigo desta parceria, apresentar-se-ão ao mercado com o logótipo da Volkswagen, embora contando com uma plataforma desenvolvida em conjunto com a XPeng, com recurso à tecnologia G9 'Edward' em que a start-up chinesa já trabalha, há cerca de uma década.

Investimento é a estratégia

Depois de ter perdido o título de marca automóvel mais vendida na China para a BYD, no final de 2022, resultado também da queda na procura por veículos a combustão no país, o Volkswagen Group começou por anunciar, já em 2023, que desenvolveria uma nova plataforma para o mercado chinês, com base na bem conhecida MEB, para aplicação em automóveis elétricos básicos. Nos quais utilizaria, igualmente, mais componentes fabricados localmente, como forma de baixar os custos.

A arquitectura G9 'Edward' servirá de base ao futuro SUV da Volkswagen e Xpeng
A arquitectura G9 'Edward' servirá de base ao futuro SUV da Volkswagen e Xpeng

Ao mesmo tempo, investirá ainda cerca de mil milhões de euros no erigir de um novo centro de desenvolvimento de veículos elétricos, na cidade de Hefei.

Vale a pena também recordar que as vendas de veículos a energias alternativas caíram, na China, cerca de 39 por cento, em janeiro último, tendência que nem mesmo a estratégia de descontos aplicada pela norte-americana Tesla conseguiu impedir.

Aliás, neste momento, são muitos os fabricantes de veículos elétricos a seguir uma política de corte de custos no mercado do Império do Meio, estratégia que, no entanto, a XPeng parece não querer partilhar - já este mês de fevereiro, a start-up anunciou que, mesmo com o "mar sangrento" em que vive o mercado chinês dos veículos elétricos, os objectivos imediatos da companhia passam por contratar mais 4.000 trabalhadores e investir milhões de dólares em inteligência artificial. Isto, como forma de garantir a sobrevivência em tempos particularmente complicados