Os problemas de software continuam a ser uma constante na Volkswagen e obrigaram mesmo ao adiamento do lançamento do Trinity para 2030.
Nunca um modelo da Volkswagen foi comunicado com tanta antecipação como o sucessor elétrico do extinto Phaetom, o topo de gama Trinity, o primeiro modelo a ter por base a futura arquitetura SSP.
Revelado em março de 2021, este modelo só deveria ser lançado em 2026, mas tudo indica que este prazo deverá derrapar até 2030, segundo avança a publicação alemã Manager Magazin, citada pelo Automotive News Europe.
A publicação mensal germânica refere que o lançamento do topo de gama Trinity foi adiado vários anos. Alegadamente, o novo CEO do Volkswagen Group, Oliver Blume, tomou a decisão de atrasar a introdução no mercado da nova berlina para 2030. Tudo indica que a derrapagem tem origem em problemas de software que, segundo Oliver Blume, não deverão estar corrigidos a curto prazo.
O Volkswagen Trinity, recorde-se, deverá ter uma autonomia de 700 quilómetros em ciclo WLTP e irá utilizar, como referimos, a nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform) do construtor alemão, que está a ser desenvolvida para suportar condução autónoma de nível 4.
Nova fábrica suspensa
Ainda de acordo com a publicação de negócios alemã, esta não terá sido a decisão drástica tomada por Olivier Blume, já que os planos para a construção de uma nova fábrica caíram por terra. Em março, a Volkswagen anunciou o investimento de dois mil milhões de euros na construção de uma nova fábrica para a montagem de veículos elétricos, localizada junto à unidade principal de Wolfsburg.
A nova fábrica deveria receber a produção da nova geração de veículos elétricos, arrancando em 2026 com o Trinity. A construção da fábrica neutra em carbono deveria começar na primavera de 2023, mas o seu futuro parece agora incerto.
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A Manager Magazin acrescenta que a plataforma SSP não irá ser estreada juntamente com a fábrica em Wolfsburg e na berlina Trinity, conforme planeado originalmente.
Além disso, os problemas de software parecem não só a afetar a Volkswagen, já que o lançamento da nova geração do elétrico Porsche Macan também foi adiada pelo mesmo motivo. O plano inicial era comercializar o crossover elétrico em 2023, mas o prazo já derrapou cerca de doze meses.