A Volkswagen deu a conhecer o restyling, a meio do ciclo de vida, do seu SUV maior, o Touareg, o qual, além de vários retoques estilísticos, passa a exibir importantes evoluções tecnológicas. A par de uma oferta de motores com base V6. Já disponível... na Alemanha.
Apresentado, naquela que é a sua terceira geração, em 2018, o Volkswagen Touareg ganha, agora e numa altura em que se encontra a meio do seu ciclo de vida, a sua mais recente atualização. Marcada, de forma mais visível, na estética exterior, mas também com importantes evoluções na tecnologia.
Assim e começando pela estética, o aspecto que mais alterações sofreu, a estreia de uma nova grelha dianteira, um novo pára-choques, além de e neste caso como opcional, um novo sistema de iluminação Matrix LED que a marca alemã designa de 'IQ.Light HD LED'.
LEIA TAMBÉM
Chega em junho. Volkswagen Touareg celebra 20 anos com 'Edition 20'
Sobre esta tecnologia, que cabe ao Touareg estrear, mas que e segundo também afirma a Volkswagen, estará igualmente disponível nos restantes SUV da marca, o fabricante de Wolfsburgo destaca o facto de integrar mais de 38.000 LED interativos, capazes de projectar um tapete de luz diretamente na estrada, o qual assegura não só uma maior precisão em termos de iluminação, como também um feixe central sem reflexo.
De resto, a Volkswagen também decidiu atualizar a traseira do seu SUV maior, nomeadamente, com a introdução de uma nova barra de luz a ligar os farolins, além de um emblema que passa a ser iluminado a vermelho.
Passando ao habitáculo, uma renovação quase total da componente tecnológica, desde logo, com a introdução de uma versão atualizada do Innovision Cockpit, o qual combina o painel de instrumentos digital com um sistema de infotainment Discover Pro Max, que passa a ser de série em toda a gama. E que apresenta melhorias, entre outros, no sistema de controle por voz.
A procurar elevar as sensações sentidas a bordo, novos revestimentos, novas entradas USB-C de 45W, além de sistemas como o Travel Assist, o Park Assist Plus com controlo remoto, o Trailer Assist e o Night Assist. Já para não falar no novo sensor de carga colocado no tejadilho e que ajuda o Controlo Electrónico de Estabilidade a, em conjunto com a suspensão standard, e ainda mais com a opcional suspensão pneumática (ambas, segundo a Volkswagen, igualmente atualizadas), atuar mais cedo, sempre que a estabilidade é colocada em causa.
Com V6 a gasolina, Diesel e PHEV
E já que falamos da condução, momento, igualmente, para falar das motorizações propostas neste Touareg renovado, e que se baseiam, todas elas, num V6 3,0 litros - no caso da gasolina, com 340 cv e 450 Nm, enquanto, a gasóleo, o primeiro com 231 cv e 500 Nm, e o segundo, com 286 cv e 600 Nm. Sendo que, ainda parte da oferta, dois V6 híbridos plug-in (PHEV) a gasolina.
De resto e a impulsionar a versão de topo 'R eHybrid' do Touareg, um V6 3.0 híbrido plug-in a anunciar uma potência combinada de 462 cv, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1s. Ficando apenas por saber qual a autonomia elétrica que a bateria de 14,1 kWh garante, num modelo que ganha ainda vários pormenores estéticos diferenciadores, como é o caso das jantes em liga leve Braga de 10", novas pinças de travão na cor azul, novos bancos em couro, tecto solar panorâmico, além de ar condicionado de quatro zonas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/VolkswagenTouaregRestyl2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/VolkswagenTouaregRestyl2023_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/VolkswagenTouaregRestyl2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/VolkswagenTouaregRestyl2023_bancotraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/VolkswagenTouaregRestyl2023_bagageira.jpg]Para quem desejar algo menos agressivo, mas ainda assim híbrido plug-in, uma segunda versão do mesmo motor, mas com "apenas" 392 cv.
A partir de 69.200€… na Alemanha
Quanto a preços, são conhecidos, para já, os valores para o mercado alemão, onde o Volkswagen Touareg renovado está já disponível a partir de 69.200€, preço pedido pela versão de entrada. Isto, enquanto o Elegance começa nos 75.080€, o R-Line nos 79.660€, e o R eHybrid nos 93.870€.