Eis o Volkswagen Touareg R. Um monstro de 462 cv… híbrido plug-in.

Eis a versão do cada vez mais estatutário Volkswagen Touareg, que a maior parte de nós não esperava: o Volkswagen Touareg R. Apresentação em Genebra.

Eis a versão do cada vez mais estatutário Volkswagen Touareg, que a maior parte de nós não esperava: o Volkswagen Touareg R. Com mecânica híbrida plug-in a anunciar 462 cv de potência… e apresentação agendada já para o próximo Salão Automóvel de Genebra!

Abram alas, porque o mais recente elemento da família 'R' da Volkswagen, chegou! Desta feita, tendo por base o maior e mais pesado dos SUV da marca de Wolfsburg, o Touareg – será possível?...

Apurado com um kit específico e mais desportivo, o Volkswagen Touareg R até parece outro!...
Apurado com um kit específico e mais desportivo, o Volkswagen Touareg R até parece outro!...

É verdade! Depois da surpresa que foi o lançamento do pequeno mas acelerado Volkswagen T-Roc R, eis que o maior dos SUV com o duplo V na grelha frontal, recebe igualmente um motor capaz de o fazer rivalizar com adversários (ainda) mais estatutários… e desportivos.

LEIA TAMBÉM
VW Touareg: O mais tecnológico da gama

Mas comecemos pelo princípio: a estética. Melhorada, sem dúvida, com a introdução de um kit desportivo específico, do qual sobressaem várias aplicações a negro, a mesmo cor das generosas e novas jantes de 22 polegadas – de série, "apenas" 20 polegadas, design 'Braga'. E que, em conjunto com a iluminação adaptativa IQ-Light, se destacam do tradicional azul que vulgarmente embeleza das versões "R"…

[smartslider3 slider="191"]

Já no interior do habitáculo, a marcar a diferença, por exemplo, face a um Touareg R-Line, surge um novo volante, multifunções e com patilhas integradas, além de bancos de conceção mais desportiva, em pele e com o logótipo R gravado, cujo desenho é replicado nos painéis interiores da porta. Sendo que, tal como os restantes irmãos, o Touareg "R" mantém a opção por um painel de instrumentos 100% digital de 12" e configurável, assim como por um generoso ecrã táctil de 15", a ocupar a quase totalidade da consola central – resumidamente, o chamado Innovision Cockpit.

Híbrido, com 462 cv... e modo 100% elétrico

Contudo, a maior novidade neste Volkswagen Touareg "R", é mesmo o sistema propulsor híbrido com carregamento por tomada, até aqui mais frequente na Audi, e que, utilizando como base um V6 3.0 TSI a gasolina de 340 cv de potência, acrescenta-lhe, entre a caixa de velocidades automática de oito relações e o motor de combustão, um motor elétrico de 136 cv, para passar a oferecer uma potência total de 462 cv e um binário máximo de 700 Nm.

Envergando o estilizado 'R' ao centro do portão traseiro e logo abaixo do duplo V, o Volkswagen Touareg R não esconde, sequer, a designação Hybrid
Envergando o estilizado 'R' ao centro do portão traseiro e logo abaixo do duplo V, o Volkswagen Touareg R não esconde, sequer, a designação Hybrid

Embora a Volkswagen pouco mais revele sobre as características deste sistema propulsor, aplicado no Touareg, o britânico AutoExpress garante que este "R" consegue fazer até 43 km (ciclo WLTP) em modo 100% elétrico, fruto não apenas das baterias de iões de lítio com 14,1 kWh de capacidade, disposta sob a bagageira (a Volkswagen também não revela em quantos litros saem penalizados os 610 litros de capacidade anunciados pelas versões com apenas motores de combustão…), mas também da disponibilização de um modo de funcionamento puramente elétrico, utilizável a velocidades até 140 km/h.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen R considera modelo elétrico

Recorrendo a ambos os motores, assim como ao apoio dado pela caixa automática de oito velocidades, garantido, pela Volkswagen, é apenas que o Touareg R será capaz de atingir os 250 km/h, não revelando, contudo, qual o tempo que leva a acelerar dos 0 aos 100 km/h.

[smartslider3 slider="194"]

Offroad? Com certeza!...

Por outro lado e porque, embora de ambições desportivas, este Volkswagen Touareg continua a ser um SUV, a garantia, igualmente, não apenas da presença do conhecido sistema 4Motion de atuação inteligente, capaz de fazer variar a distribuição de potência até 70% para as rodas dianteiras, e até 80% para o eixo traseiro, como também do já conhecido pack offroad disponibilizado nas restantes versões. Do qual fazem parte não somente as protecções inferiores de motor e baterias, como também dois modos extra de condução: Gravilha e Areia. Estes últimos, a juntar aos propostos de série Eco, Comfort, Sport, Offroad, Neve e Individual.

Verdadeiro velocista, o Volkswagen Touareg R promete manter, ainda assim, os atributos offroad e capacidade de reboque
Verdadeiro velocista, o Volkswagen Touareg R promete manter, ainda assim, os atributos offroad e capacidade de reboque

Finalmente, destaque ainda para a manutenção da capacidade de reboque, fixada em 3,5 toneladas. E que, diga-se, apesar do esforço que acarreta, está disponível mesmo no mais limitado modo E-Mode

Inesperado para muitos, o novo Volkswagen Touareg "R" pode ser admirado, in loco e pela primeira vez, já no próximo Salão Automóvel de Genebra, cujas portas abrem já no próximo dia 5 de Março.