O Volkswagen Touareg está a ser profundamente revisto e já decorrem os últimos ensaios junto ao Círculo Polar Ártico antes do seu lançamento neste verão. A marca antecipa algumas das novidades introduzidas no seu SUV premium de tração integral.
O Volkswagen Touareg vai receber uma profunda atualização técnica e visual que se destina a continuar a sua história de sucesso. Entre as principais alterações destaque para a traseira e a dianteira redesenhadas, o chassis melhorado e também o interior que recebeu novos conteúdos tecnológicos.
Antes da estreia mundial no verão deste ano, o SUV premium da Volkswagen está a ser sujeito aos últimos ensaios na Lapónia sueca, junto ao Círculo Polar Ártico. Apesar de estar camuflado, as imagens divulgadas pela própria marca já fornecem uma antevisão das primeiras novidades como, por exemplo, os novos faróis dianteiros de matriz IQ. Light HD com 38.400 micro LEDs ou os elementos de uma nova faixa de luz LED integrada entre os mesmos.
Segundo a Volkswagen, o sistema de matriz projeta um tapete interativo de luz para a faixa do SUV. Esta chamada "faixa de luz" torna a condução à noite mais confortável e segura, uma vez que o tapete de luz ilumina a faixa de rodagem de forma otimizada.
O Touareg é o primeiro modelo da Volkswagen a apresentar um logotipo iluminado na traseira, já que o emblema iluminado a vermelho da marca passou a ser permitido na Europa desde janeiro de 2023. Anteriormente, o logótipo brilhante da marca só era permitido em mercados como a China ou os EUA.
Chassis afinado
A Volkswagen otimizou o chassis do Touareg, que, como sempre, mantém a tração integral. Uma das principais novidades consiste no sensor de carga no tejadilho, ligado em rede à eletrónica do chassis. A marca refere a principal vantagem consiste na maior agilidade se o tejadilho não estiver carregado.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Touareg-Artico_001.jpg]No entanto, se for montada uma caixa de carga no tejadilho, isso é reconhecido pelo sensor que transmite a informação a sistemas de assistência como o controlo de eletrónico de estabilidade. Isto aumenta a estabilidade de condução do Touareg.
A Volkswagen acrescenta que o mecanismo padrão de funcionamento por mola de aço e a suspensão pneumática opcional de duas câmaras também receberam uma nova configuração para alcançar uma largura de banda maior entre o máximo conforto e uma performance otimizada.
LEIA TAMBÉM
Chega em junho. Volkswagen Touareg celebra 20 anos com 'Edition 20'
O interior do Touareg também foi revisto, tendo sido introduzido o sistema "Innovision Cockpit", que pode ser operado através do ecrã tátil central de 15", do volante multifunções. A integração de aplicação via smartphone e "App Connect" (Apple CarPlay, Android Auto) pode agora também ser feita sem fios.
A qualidade percebida também foi melhorada, com a inclusão de materiais mais suaves nos apoios de braços e nos painéis da da consola central.