A Volkswagen anunciou a eletrificação do seu SUV de grandes dimensões, o Touareg, que passa a estar disponível em duas versões híbridas plug-in, denominadas eHybrid e R. E que se diferenciam pelo nível de potência, oferecendo ambas a mesma autonomia elétrica, de 47 km.
A Volkswagen já aceita encomendas para as versões híbridas plug-in do seu SUV de grandes dimensões, comercializadas sob as designações Touraeg eHybrid e Touareg R.
Ambas as versões partilham o sistema de propulsão híbrido plug-in que oferece uma potência de 381 cv na variante eHybrid e de 462 cv na R. A autonomia elétrica, porém, é igual, sendo anunciado um valor de até 47 quilómetros em ciclo WLTP.
O equipamento de série inclui um sistema de controlo automático de quatro zonas, o Innovision Cockpit com instrumentação digital, o sistema de navegação Discover Premium e um tecto panorâmico. O Touareg R também recebe o sistema de iluminação Matrix IQ.Light - LED.
Equipadas com um motor elétrico e por um propulsor V6 turbo a gasolina, estas versões híbridas plug-in proporcionam um consumo de combustível e de energia muito baixo para distâncias inferiores a 100 quilómetros com a bateria carregada.
LEIA TAMBÈM
Eis o Volkswagen Touareg R. Um monstro de 462 cv… híbrido plug-in.
A Volkswagen refere valores de 2,6 l/100 km e 24,2 kWh/100 km para o Touareg eHybrid e 2,7 l/100 km e 24,4 kWh/100 km para o Touareg R.
Estacionamento remoto automático
Ambas as versões possuem uma capacidade de reboque de 3500 quilos, que a Volkswagen considera ser "bastante elevada" para modelos híbridos, adiantando que também é possível rebocar esse peso em modo elétrico.
Além disso, o SUV de grandes dimensões da Volkswagen é o primeiro modelo da marca alemã a oferecer a possibilidade de estacionamento automático graças ao novo sistema Park Assist com comando remoto.
Este sistema funciona não só com o propulsor V6 a gasolina das versões eHybrid e R, mas também em modo elétrico.
No mercado alemão, o Touareg eHybrid e Touareg R estão disponíveis a partir de 72.378 euros e 84.660 euros, respetivamente.
A TURBO apurou que o Volkswagen Touraeg começará a ser comercializado em Portugal no próximo mês de dezembro.
Quanto a preços, estão ainda a ser negociados entre o importador e a casa-mãe.