Volkswagen. Project Trinity antecipa futuro topo de gama elétrico

A Volkswagen está a trabalhar num novo topo de gama elétrico que será construído com base numa avançada plataforma.

A Volkswagen está a trabalhar num novo topo de gama elétrico que será construído com base numa avançada plataforma que se encontra em desenvolvimento.

Denominado como Project Trinity, o novo automóvel elétrico é descrito como um "eficiente conceito com bancos reclináveis e um design icónico".

Mostrado numa imagem coberta, o seu design parece ser inspirado na parte dianteira do Volkswagen ID.3, enquanto as rodas foram deslocadas para as extremidades e a linha de vidros é elevada.

Os detalhes da nova plataforma ainda não foram revelados, mas a construção numa "base plana" deverá proporcionar uma elevada flexibilidade e a otimização do espaço no habitáculo.

A Volkswagen irá utilizar a nova plataforma para adotar uma "abordagem radicalmente nova na produção". O objetivo demonstrar que existem novas formas de fabricar veículos elétricos em vários locais, de forma económica e eficiente. 

Democratização da condução autónoma

A marca alemã já confirmou que a sede de Wolfsburg na Alemanha se irá tornar "numa fábrica pioneira para a produção com um elevado nível de automatização de veículos elétricos. O primeiro será o novo topo de gama elétrico, conhecido por Project Trinity.

Com a nova plataforma, a Volkswagen pretende democratizar a condução autónoma. O Project Trinity irá oferecer funções de condução autónoma de "Nível 2+", incluindo monitorização do condutor e cruise control adaptativo, e estará já preparado para "Nível 4-ready", deixando antever o seu potencial para condução totalmente autónoma.

Design sketch

O Project Trinity irá utilizar elementos da atual arquitetura elétrica MEB, mas com atualizações substanciais de software e da linha motriz. 

LEIA TAMBÉM
Estará a Volkswagen a preparar uma berlina para concorrer com o Tesla Model S?

Um elemento chave de diferenciação entre o ID.3 e o futuro topo de gama elétrico será o software utilizado. A recém-formada divisão Car.Software irá ter mais de dez mil funcionários em todo o mundo em 2025 e tentará aumentar a percentagem de tecnologia própria utilizada nos automóveis do Grupo Volkswagen de 10% para 60%.

A marca também está a desenvolver um sistema operativo próprio, denominado VW.OS, que pretende ser um software equivalente à plataforma do veículo e poderá ser estreado no Project Trinity.