Mantendo a combustão. Futuro Volkswagen Tiguan terá versão 100% elétrica

Ainda em desenvolvimento, a próxima geração do SUV Volkswagen Tiguan deverá oferecer, pela primeira vez, uma variante 100% elétrica.

Ainda em fase de desenvolvimento, a próxima geração do SUV Volkswagen Tiguan deverá oferecer, pela primeira vez na história do modelo, uma variante 100% elétrica. A qual e a exemplo das restantes motorizações, deverá iniciar produção em em 2026.

A notícia é avançada pelo jornal alemão Handelsblatt, que, citando um porta-voz da Volkswagen, revela que o futuro Tiguan chegará ao mercado com uma oferta em termos de motorizações como nunca teve. Ou, dito de outra forma, não apenas com motores a combustão, os quais continuarão assim a existir no modelo, como também um híbrido plug-in, além de uma variante 100% elétrica.

Sobre esta última variante zero emissões, o jornal refere, ainda, que assumirá a designação daquela que é, hoje em dia, a família 100% elétrica por excelência na oferta da marca do duplo V, a ID, sendo que, comparativamente às restantes motorizações do modelo, o Tiguan ID não partilhará mais do que o nome de família. Pois, até mesmo na plataforma utilizada, o EV será diferente.

A próxima geração do Volkswagen Tiguan terá não apenas uma versão híbrida plug-in, como também 100% elétrica
A próxima geração do Volkswagen Tiguan terá não apenas uma versão híbrida plug-in, como também 100% elétrica

Segundo a mesma fonte, a nova geração do Tiguan recorrerá a uma evolução da já bem conhecida plataforma MQB, enquanto a variante 100% elétrica terá por base a arquitectura MEB-Plus do Grupo Volkswagen. Opção que, embora permitindo manter as mesmas dimensões exteriores dos irmãos com motores de combustão, também deverá garantir um interior mais espaçoso, resultado da possibilidade uma maior distância entre eixos.

LEIA TAMBÉM
Preços também revistos. Volkswagen ID 3 vai ser renovado já em março

Curioso, no entanto, será perceber o local na gama em que este Tiguan elétrico se posicionará, uma vez que a Volkswagen já vende, não um, mas dois modelos totalmente eléctricos, nesse mesmo patamar: o ID.4 e o ID.5. E, isto, para não falar na variante crossover do ID.3, que também estará a caminho.

Quanto à produção, a variante elétrica deverá ser produzida em Wolfsburgo, já a partir de 2026.

Golf também se tornará elétrico

A transformação do Tiguan, também, numa variante 100% elétrica surge, de resto, depois do próprio CEO do Volkswagen, Oliver Blume, ter revelado que, tanto o SUV, como o icónico Golf, transitarão para a nova era elétrica.

Tal como o Tiguan, também o Golf vai ter de mudar, aderindo à electrificação
Tal como o Tiguan, também o Golf vai ter de mudar, aderindo à electrificação

No caso deste último, muito provavelmente, ainda antes do Tiguan, em 2025, até pela forte queda que continua a registar nas vendas. Depois de ter sido líder incontestado de vendas no segmento C europeu, durante 14 anos consecutivos, o Golf registou um ano de 2022 verdadeiramente atípico e desanimador, ao terminar no quinto lugar dos mais vendidos.