Volkswagen sem medos. Tesla é o alvo a abater, assume Diess.

Se antes a Volkswagen recusava admitir qualquer guerra direta com a Tesla, agora, as coisas mudaram. O próprio CEO da VW assume que a Tesla é alvo a abater.

Se até há bem pouco tempo, a Volkswagen recusava admitir qualquer guerra direta com a marca automóvel fundada por Elon Musk, neste momento, o panorama mudou totalmente. Sendo que é o próprio CEO da Volkswagen a assumir que, o adversário a derrotar, chama-se Tesla!

Presente no Fórum Económico de Davos, na Suíça, Herbert Diess, CEO da Volkswagen e do próprio Volkswagen Group, acabou com os paninhos quentes: a partir do momento em que a Volkswagen decidiu dedicar-se a sério aos elétricos, a Tesla tornou-se o alvo a abater. Sendo que, neste momento, o maior construtor europeu acredita fortemente que pode suplantar a marca automóvel fundada por Elon Musk.

Falando à Bloomberg TV, o CEO da Volkswagen garantiu que, a disputa pela liderança do mercado mundial de elétricos, "é uma corrida em aberto", sendo que, "nós estamos muito optimistas de que conseguiremos não só igualar a prestação da Tesla, como até mesmo e a partir de um dado momento, suplantá-la".

Herbert Diess acumula a liderança da Volkswagen com a de todo o Grupo Volkswagen
Herbert Diess acumula a liderança da Volkswagen com a de todo o Grupo Volkswagen

A justificar esta confiança, Diess refere o facto de, enquanto a Tesla procurava abrir caminho para os seus elétricos, o Volkswagen Group direcionava os seus esforços no sentido de adquirir companhias de software e aumentar o investimento em veículos sustentáveis e baterias.

No final, defendeu o alemão, "a companhia que conseguir adaptar-se mais rapidamente e ser mais inovadora, além de conseguir escalar mais facilmente os seus produtos a nível mundial, será, certamente, a vencedora desta corrida".

Tesla já é mais valiosa que a Volkswagen

Apesar da confiança de Herbert Diess, a verdade é que a batalha do Volkswagen Group, contra a Tesla, não será fácil. Aliás, a empresa de Elon Musk acaba de suplantar, pela primeira vez, o gigante alemão, em termos valor de mercado, apesar de, em termos de vendas, mas também de lucros, continuar a uma distância enorme dos números apresentados pelo construtor germânico.

Entretanto e numa altura em que a Tesla desenvolve esforços no sentido de construir uma Gigafactory perto de Berlim, ou seja, no coração da Alemanha da Volkswagen, esta última, deu já início à produção, também na Alemanha, do seu elétrico ID.3, rival direto do Tesla Model 3.