Primeiro SUV Coupé a integrar a oferta europeia da Volkswagen, o Taigo prepara-se para iniciar comercialização na Europa, apontado ao segmento dos SUV compactos e com uma forte aposta na estética. Disponível para encomenda, em Portugal, ainda este ano, embora apenas e só com motores a gasolina.
Com praticamente um ano de comercialização no continente americano, para o qual foi, de resto, inicialmente concebido, embora com nome diferente - Nivus -, o Volkswagen Taigo prepara-se agora para atacar os mercados europeus. Apostando, até pela sua estética mais... desportiva, num segmento de condutores jovens e citadinos, que procuram um crossover com mais estilo.
Produzido, para os mercados europeus, em Pamplona, Espanha, o Taigo recorre à mesma base do Polo e do T-Cross, a já famosa plataforma MQB A0, e que lhe permite anunciar um comprimento de 4,266 metros, 1,494 m de altura e 1,757 m de largura. Números que o colocam, em termos de dimensões, lado a lado com o Nissan Juke, apesar de, com os seus 2,566 m entre eixos, a prometerem uma habitabilidade muito semelhante à dos irmãos.
Já no que diz respeito à capacidade de carga, a promessa de 438 litros, valor muito semelhante ao anunciado pelo T-Cross, de perfil mais recto.
LEIA TAMBÉM
Nivus nas Américas. Volkswagen lança SUV Taigo na Europa ainda em 2021
Igualmente a favorecer o Taigo, um posicionamento que a Volkswagen descreve como o de um "crossover moderno", com uma "aparência poderosa e desportiva", e que se prolonga para o interior. Onde também é possível encontrar várias semelhanças com o T-Cross, assim como, com o recentemente atualizado Polo.
Semelhanças, também, no volante multifunções, no sistema de infoentretenimento MIB3 com ecrã táctil, além de no painel de instrumentos 100% digital. Sendo que, opcionalmente, o modelo pode receber, ainda, botões de climatização tácteis e idênticos aos existentes no Golf, Tiguan e ID.3, além do pacote IQ.Drive com uma série de tecnologias de apoio à condução, como o Cruise Control Predictivo e a Manutenção na Faixa de Rodagem.
Apenas com tracção dianteira e motores a gasolina
Quanto aos aspectos técnicos, o Volkswagen Taigo apresenta-se à Europa apenas com tracção dianteira e exclusivamente com motores de combustão. Sendo que, no lançamento, estarão disponíveis dois blocos: um tricilíndrico com potências que variam entre os 95 e os 110 cv, e um quatro cilindros com 150 cv.
Depois e dependendo do motor escolhido, a presença de uma caixa manual de cinco velocidades, ou então de uma transmissão automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades.
Chega ainda este ano
Finalmente, por conhecer ficam apenas as versões com que o modelo chegará, nomeadamente, ao mercado nacional, assim como os preços.
Segundo as informações já divulgadas, a Volkswagen deverá iniciar a comercialização do Taigo durante o último trimestre de 2021, sendo que a entrega das primeiras unidades deverá ter lugar no início de 2022.